Beleza o ano todo: cuidados básicos para manter o rosto e o corpo saudáveis

Beleza o ano todo: cuidados básicos para manter o rosto e o corpo saudáveis

Atualizado: Terça-feira, 8 Fevereiro de 2011 as 9:09

Todos os anos, quando o verão se aproxima, especialistas em beleza, médicos e indústrias de cosméticos apresentam novidades em produtos e tratamentos para que as pessoas fiquem mais bonitas na estação do sol, do mar e das férias. Estamos sempre em busca de resultados melhores, ativos mais eficientes e tecnologia a fim de colaborar na busca pela beleza facial, corporal e dos cabelos.

No entanto as pessoas, muitas vezes, se esquecem do básico. São cuidados que, na verdade, devem ser tomados o ano inteiro, não só no verão. De que adianta, por exemplo, passar bons hidratantes no corpo se a pessoa não toma a quantidade adequada de água? E hidratar-se não é um requisito só do verão, mas um cuidado diário.

Veja abaixo quais são os cuidados fundamentais para quem quer estar belo e saudável em todas as estações do ano. São dicas que valem tanto para eles como para elas:

Não abuse da exposição ao sol em nenhuma situação. Proteja a pele das agressões dos raios solares com o protetor adequado ao seu tipo de pele. Protetor solar, inclusive, deve fazer parte do ritual diário de cuidados com a pele. Dê preferência aos que oferecem proteção ao DNA da célula. Se preferir, peça auxílio a especialistas.

Quando for à praia ou à piscina, evite se expor ao sol entre as 10h e as 16h. Nesse período, o sol agride o DNA da célula, o que compromete a vitalidade da pele, fazendo com que surjam manchas escuras e sardas.

Não se esqueça dos seus lábios: cuide deles com carinho usando protetor labial para evitar rachaduras, além de deixá-los permanentemente hidratados. Os lábios ‘sofrem’ em todas as estações do ano, especialmente no verão e no inverno.

Faça drenagem linfática regularmente. Opte por sessões pelo menos duas vezes por semana. Além de evitar o acúmulo de líquidos, a drenagem auxilia na quebra de gordura e eliminação de impurezas do organismo.

Cuide de seu metabolismo. No verão, ocorre a maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Porém, o correto é não esperar a sede chegar: aumente a ingestão de líquidos, sobretudo os saudáveis como a água de coco – que é rica em sais minerais e proteínas.

No combate à flacidez, nada melhor do que a prática regular de exercícios físicos e manter hábitos e alimentação saudáveis. Vale ainda usar e abusar dos produtos firmadores corporais, que aumentam a elasticidade da pele por meio da estimulação do colágeno. Cuidando do corpo o ano todo, fica muito mais fácil chegar melhor e mais bonito no verão.

veja também