Botas da estação

Botas da estação

Atualizado: Terça-feira, 13 Abril de 2010 as 12

De um lado as ankle boots, que já entraram para a categoria de clássicos do nosso closet. De outro, as exageradas - e perigosas, mas totalmente fashionistas - cuissardes. No meio dos extremos, hikings, canos médios e coturnos. Não importa o modelo, uma coisa é certa: neste inverno, toda mulher vai brincar de ser gata - de botas, que fique bem claro!

Ankle boot

Como é: curta, na altura do tornozelo - daí o nome em inglês. Versátil, lembra sapatos abotinados e já virou clássica: que mulher não tem pelo menos uma no armário? A preta é curinga, e a bege, a mais fresh.

O que é novo: usar ankle boots para adicionar peso e rebeldia aos looks de festa - nada de escarpins bobinhos! Aposte no modelo aberto, chamado peep ankle.

Experimente: em produções étnicas, o contraste da bota - bem urbana - com peças cheias de perfume folclórico (Rússia, China etc.) é a melhor tradução de 2010.

Sinal vermelho: para quem tem canela grossa - a bota realça essa região. Se esse é o seu caso, use só na companhia de calças ou meias-calças.

Hiking boot

Como é: lembra do tênis com salto dos anos 1990? Um medo! A hiking é uma evolução do modelo graças aos deuses da moda. Apareceu na passarela da Chloé no inverno 2009 e estourou agora.

O que é novo: embarcar na onda esportiva, mantendo o espírito dos tênis de montanhismo.

Experimente: combinar um modelo caramelo, mais tradicional, menos aventureiro, com peças sóbrias - siga o exemplo da estilista e socialite Tory Burch!

Sinal vermelho: para os looks muito formais, escritórios idem. Nesse caso, reserve o modelo para os fins de semana - ele combina mais com produções descompromissadas e desprentesiosas.

Cuissarde

Como é: o comprimento fica acima do joelho e pode chegar até as alturas - leia-se coxa! É a mais fashion e a mais perigosa. Use com moderação!

O que é novo: combiná-la com peças superchics, que não lembram muito o clima coquete do inverno 2009 da Louis Vuitton, quando elas voltaram à tona.

Experimente: criar um efeito de meia, com a cuissarde sob uma saia. Ou usá-la sobre calças bem justas - desde que suas pernas sejam finas!

Sinal vermelho: como é longa, encurta a perna - baixinhas passem longe. Evite também looks perigosos (microssaia + bota longa + blusa justa + bijoux mil) se quiser evitar o visual Pretty Woman.

Por Renata Piza

veja também