Botox afeta compreensão dos sentimentos ruins, diz estudo

Botox afeta compreensão dos sentimentos ruins, diz estudo

Atualizado: Terça-feira, 16 Fevereiro de 2010 as 12

Pesquisa é primeira a ligar a expressão de emoções à capacidade de entendimento da linguagem, dizem cientistas

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriu que pessoas com aplicações de botox têm mais dificuldade de entender sentimentos ruins manifestados por escrito.

A pesquisa reuniu 40 pessoas que usaram a toxina botulínica nos músculos da testa responsáveis pelas rugas de expressão. Em um teste, os pacientes deviam ler frases que expressavam sentimentos de raiva, como "a mulher insistente do telemarketing não te deixa voltar ao seu jantar", tristeza ("você abriu a caixa de entrada do seu e-mail no dia do aniversário e não tinha nenhum e-mail novo") ou alegria ("o parque aquático é refrescante nos dias de verão").

As leituras foram realizadas antes do tratamento com botox e novamente após duas semanas do tratamento. Os voluntários deveriam apertar um botão para mostrar que haviam acabado de ler as sentenças.

Enquanto na frase alegre não houve mudança no tempo em que levaram para apertar o botão, os pacientes demoraram mais para compreender as sentenças ligadas aos sentimentos de raiva e tristeza. A conclusão dos pesquisadores- Quando você não está com cara feia, o mundo parece menos triste e menos bravo.

veja também