Botox completa 20 anos de uso estético

Botox completa 20 anos de uso estético

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

A utilização estética da toxina botulínica completa 20 anos em 2009. No entanto, o uso da substância pela medicina é bem mais antigo. Em meados dos anos 60, ela começou a ser usada no tratamento oftalmológico contra o estrabismo e o espasmo de pálpebra, entre outros. Depois, foram os neurologistas que se associaram ao método para o tratamento de movimentos musculares involuntários. Mas foi a medicina estética que consagrou o uso produto.

O Botox, nome comercial dado pela primeira indústria fabricante, a Allergan, é extraído da bactéria Clostridium Botulinum, encontrada no veneno das cobras. A aplicação de Botox é hoje um dos tratamentos mais procurados no combate às rugas e marcas de expressão. Abdo Salomão Junior, dermatologista da clinica de Estética Onodera, explica a ação da toxina.

- A toxina age na contração do nervo e bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina. As aplicações de Botox na região da testa paralisam o músculo e fazem a pele ficar mais lisa e com menos rugas.

Salomão afirma que, quando bem aplicado, o Botox não prejudica a saúde do paciente. Apesar de não haver uma idade mínima para recorrer ao método, é preciso ter bom senso para que o rosto não fique com aparência artificial e sim, de descansada. De acordo com o dermatologista, o uso indiscriminado por clínicas estéticas e pessoas desqualificadas é preocupante. Se a aplicação não é feita com os devidos cuidados, pode ser prejudicial para a paciente e até causar assimetria nas feições. Ou seja, a pessoa pode ficar com o rosto deformado.

- Só os médicos têm licença para aplicar a toxina botulínica. Muita gente sem experiência aplica e acerta o músculo de rotação do olho. O paciente pode ficar com o rosto destorcido.

O médico conta que alguns desses casos não têm solução, e a pessoa tem que esperar o efeito da droga passar, o que leva de cinco a seis meses.

Eleonora Araújo, 28 anos, é atriz de teatro e conta que começou a usar o Botox com 26 anos.

- Eu recorri ao Botox para interpretar uma personagem adolescente. Paguei caro e tive prejuízo.

Eleonora conta que fez a primeira aplicação em uma clínica de estética e ficou com uma sobrancelha mais alta que a outra. Com a ajuda de um dermatologista especializado no assunto, o rosto da atriz voltou ao normal antes da estreia a peça. Salomão acredita que as pessoas que forem lesadas pelo uso inadequado do Botox devem recorrer à Justiça.

- As pessoas têm que denunciar as clínicas que oferecem esse tipo de serviço sem qualificação. Quem aplica a toxina e não é médico está cometendo um crime. O uso da toxina por mulheres jovens está cada vez mais comum. Isso porque o Botox não só como ameniza as linhas de expressão, como previne o aparecimento de rugas. Nos últimos anos, a aplicação da toxina botulínica também tem crescido entre os homens.

- A maioria dos homens que procura a aplicação quer melhorar os pés de galinha e as rugas da testa.

Quando a pessoa decidir começar um tratamento com toxina botulínica, deve prestar atenção a alguns fatores.

- O ideal é escolher o local por indicação de quem já fez, verificar se a clínica tem alvará sanitário e se quem aplica é um médico.

veja também