Brasileiros usam menos protetor solar do que deviam

Brasileiros usam menos protetor solar do que deviam

Atualizado: Segunda-feira, 21 Novembro de 2011 as 11:18

Que o uso do protetor solar deve ser diário não é mais uma novidade. Todos estão cansados de saber da importância em usar o protetor mesmo nos dias nublados e dentro de escritórios. Mas, você sabe como aplicar o protetor corretamente? Qual a quantidade ideal para o rosto e corpo? Isso também é fundamental, e vai proporcionar maior ou menor proteção e prevenir contra o câncer de pele que pode se manifestar no futuro.

Segundo estudos do Indian Journal of Dermatology, a porção ideal de protetor solar deve ser de acordo com a área da pele que ficará exposta ao sol. A pesquisa aponta que, no rosto dos homens, o correto é aplicar 1,5 ml/cm² (quantidade de protetor solar para cada centímetro quadrado), e 1 ml/cm² nas mulheres, pois elas têm uma área facial menor. O mesmo estudo, contudo, indica que os consumidores brasileiros usam, em média, de 0,5 a 1,5 ml/cm² de protetor a cada aplicação, o que fica muito aquém da quantidade desejada.

Maurício Pupo, professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, confirma que muitas pessoas aplicam, em média, 30% da quantidade ideal para garantir a proteção. “Se o volume utilizado for abaixo daquele aconselhado, a proteção será muito menor e vulnerável, pois os cálculos de Fator de Proteção Solar (FPS) são logarítmicos, isto é, ao ser aplicado, por exemplo, um produto de FPS 60 em menor quantidade, o consumidor não terá nem o equivalente a FPS 30, ocasionando queimadura na pele”, explica.

A quantidade ideal

Isso significa que uma pessoa com 1,70 m de altura, por exemplo, precisa encher a palma da mão três vezes e espalhar o protetor pelo corpo. Para o rosto deve-se aplicar uma quantidade equivalente a uma colher de café. Os homens geralmente têm o rosto maior que as mulheres por isso a quantidade ideal para eles é 1,5g e para elas 1g.

A aplicação correta também é importante para o resultado eficaz. A pele deve estar seca e o ideal é passar o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol ou antes de sair de casa para o trabalho no dia a dia. Na praia e na piscina, a recomendação é reaplicar a cada duas horas ou sempre que mergulhar, tomar ducha ou ainda transpirar em demasia.

veja também