Cabeleireiro das famosas ensina como ter o cabelo do momento

Cabeleireiro das famosas ensina como ter o cabelo do momento

Atualizado: Quinta-feira, 2 Setembro de 2010 as 11:02

A reportagem do R7 conversou com Marcos Proença, o badalado cabeleireiro das celebridades, para que ele desse às leitoras mais antenadas cinco dicas de ouro para se ter o cabelo da moda.

Responsável pelo corte de famosas como Gabriela Duarte, Deborah Secco, Flávia Alessandra e Juliana Paes, ele listou a cor, o corte, a forma, o penteado e até o acessório do momento.

Cor

Proença elege o atual estilo de Gisele Bündchen, com as pontas claras e a raiz mais escura, como a grande sensação do momento. Conhecido como mechas californianas, o visual bicolor chama atenção em famosas como Drew Barrymore e Julia Roberts. Segundo ele, a explicação para essa moda é simples. Nesta temporada, a tendência é ter os cabelos com a cor o mais natural possível.

- Para dar esse aspecto, eu e a colorista do meu salão [Marília Tambasco], por exemplo, acendemos os fios com algumas mechas em vez de colocar uma cor que não é a da cliente. Além disso, os loiros voltam a ficar em evidência, pois conversam melhor com a pele bronzeada.

Corte

Os cabelos curtos, de acordo com Proença, são uma grande aposta da moda. O corte do momento dá preferência aos fios desfiados e às pontas bem irregulares, assim como a atriz Gabriela Duarte tem usado na novela Passione, da Globo.

- Eu cortei o da Gabriela inspirado na modelo Alexa Chung. E ficou ótimo, graças a Deus! É moderno e faz sucesso entre as mulheres.

Para quem não larga os fios mais compridos, a dica do especialista são as franjas, que "devem começar na altura da boca e descer repicadas até o fim dos cabelos".

Forma

As mulheres antenadas estão usando e abusando dos ondulados. De Gisele Bündchen a Sarah Jessica Parker, de Sabrina Sato a Christine Fernandes, todas usam. A moda agora é ter um cabelo com cara de que acabou de sair do mar.

- A imagem é a da  mulher que sai do mar, amarra os cabelos em um coque e, mais tarde, solta-os provocando ondulações.

Quem vê as famosas exibindo seus cachos nos tapetes vermelhos mundo afora, deve se perguntar: como conseguir esse efeito? Proença responde:

- O segredo é fazer babyliss e, depois, passar uma escova por cima dos fios enrolados. Isso vai desfazer os cachos e provocar um efeito naturalmente ondulado.

Para o profissional, os cachinhos estão definitivamente "out of fashion" (expressão em inglês que quer dizer fora de moda).

Penteados

- As tranças vieram para ficar. Há um ano, soava estranho uma mulher pedir trança. Mas hoje é uma coisa extremamente comum aqui no salão.

De acordo com ele, o modelo mais atual é aquele que cai por cima dos ombros _como se fosse uma onda desmanchando. Mesmo elegendo a trança como o penteado da temporada, o profissional também não descarta os coques e os rabos de cavalo como opção fashion.

- O coque deixa a mulher sofisticada. Já o rabo de cavalo, com os fios bem escovados, transforma qualquer uma em gata, levantando a expressão do rosto.

Acessórios

 Questionado qual é o acessório do momento para dar um ar de modernidade aos cabelos, ele disparou, certeiro:

- Use as tiaras, sem dúvida! Elas deixam o visual com cara de princesa.

Por: Mariana Poli

veja também