Cabelo no inverno: guia de cuidados e tendências

Cabelo no inverno: guia de cuidados e tendências

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 11:53

Durante o inverno, tanto o aumento da umidade em algumas cidades quanto os ventos secos e gelados em outras, são os maiores vilões dos cabelos e as causas dos fios arrepiados, opacos, sem vida e cheios de pontas duplas.  

Apesar dos cabelos serem menos lavados nesta época e também diminuírem as idas a piscinas e praias, são nos dias gelados que há mais necessidade de hidratá-los. Segundo a Hair Stylist das marcas Aroma do Campo e Vita-A, Iolanda Dantas, os banhos e máscaras de hidratação devem ser feitos pelo menos uma vez por semana em cabelos menos danificados e duas nos fios totalmente ressecados.

Se suas madeixas ficam volumosas com o ar úmido não se preocupe: aposte em um leave-in ou musse ideal para o seu tipo de cabelo. Outros dilemas frequentes na temporada são o excesso de queda e oleosidade, para dar adeus a estes dois probleminhas, troque seu xampu convencional por algum com produto antirresíduo para limpar bem o folículo capilar.

    Para o inverno 2011, as tendências dos cabelos já apontaram nas passarelas nacionais e internacionais: são tons avermelhados, acobreados, acajus, marrons e chocolates. As cores, além de estarem sempre em evidência na moda, caem bem para todos os tipos de pele e o ideal é prestar atenção apenas nos cuidados básicos antes e após a coloração.      Antes de tingir os cabelos deve-se avaliar se os fios estão com resistência ou ressecados. No caso dos cabelos sem resistência - se partindo ou sem elasticidade - deve efetuar a aplicação de queratinização uma ou duas vezes por semana, durante 15 dias e verificar se os aspectos dos fios melhoraram. Em caso positivo, já poderá aplicar a coloração.

Se estiver somente ressecado, o ideal é tratar e hidratar antes e depois da tinta pelo menos três vezes ao mês.

veja também