Cabelos de Insensato Coração

Cabelos de Insensato Coração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Dois looks em na próxima novela das 20h prometem dar o que falar: Camila Pitanga com o seu visual curto e desconectado e Deborah Secco com longas mechas californianas que inspiram sensualidade

Noveleiras de plantão: o próximo folhetim das 20h da Rede Globo, "Insensato Coração", promete muito luxo e glamour. Já se começa a falar dos looks das personagens que são certos de virar coqueluche nas ruas: o cacheado curto e de pontas leves de Carol, vivida por Camila Pitanga, e o longo loiríssimo da Natalie, interpretada por Deborah Secco. O responsável pelo visual das belas, o badalado cabeleireiro Fernando Torquatto, conta tudo sobre a transformação das atrizes e o que fazer para copiar e cuidar de cabelos como os delas.

Para viver a bem-sucedida e romântica Carol Miranda, Fernando Torquatto conta que deu a Camila Pitanga um visual romântico com ares de modernidade. Ela exibe um corte Chanel com pontas desconectadas para dar mais leveza aos cachos. "Esse corte valoriza o cacheado natural, que remete ao romantismo", explica Torquatto, que clareou as pontas: "Usei a técnica Ombré Hair, para dar a aparência de pontas queimadas naturalmente pelo sol".

Para quem gostou e pensa em aderir ao novo visual da atriz, Torquatto avisa: "Este corte é bacana para quem tem cabelos com um bom ondulado ou cachos, mas não muitos cachos daqueles pequenos, ou o corte fará o cabelo armar. Para quem tem os cabelos assim, vale fazer um tratamento para abrir mais os cachos".

Cacheado curto, para muitas mulheres, significa dor de cabeça. Mas com o corte adequado e a manutenção bem feita, é possível, sim, ter um cabelo de novela. Segundo o cabeleireiro, as tesouras devem ser acionadas a cada seis semanas, para não ganhar volume nas laterais. "Também é preciso hidratar e usar um ativador de cachos", recomenda. Então é só correr para o salão, descrever certinho como você quer que fique o seu cabelo - de preferência levando uma foto do corte da atriz - e cuidar direitinho para aproveitar um cabelo curto, prático e que, de quebra, deixa bater um ventinho para refrescar no verão.

Já para as madeixas da Deborah Secco, que interpreta Natalie Lamour, uma divertida ex-participante de reality show, Torquatto diz que se inspirou nas lindas loiras americanas como as do seriado "Baywatch" (intitulado, no Brasil, de "SOS Malibu"), mas não tão exageradas como Pamela Anderson. "Ela até poderia participar da série, vou sugerir isso a ela", brinca.

Foram feitas mechas californianas em tons de loiro trigo e um pouco de dourado, continua ele, para deixar o visual bem natural e super sexy ao mesmo tempo. Também foi necessária aplicação de megahair para criar o visual longo, que é sinônimo de sensualidade, já que a atriz tinha os cabelos na altura dos ombros antes da transformação.

Se você quer copiar o look de La Secco e não é nenhuma Rapunzel, Torquatto faz algumas recomendações sérias que devem ser seguidas à risca. Para poder colocar megahair é preciso ter a camada mais externa dos cabelos, a da franja, no mínimo nivelada com as orelhas, para não ficar na cara aquele monte de cabelos que não é seu. "Colocar megahair não é brincadeira e deve ser feito por um profissional sério", alerta.

Ele diz que a pessoa deve ser orientada por seu cabeleireiro como lavar, pentear e secar os fios, sendo cautelosa e disciplinada na hora de cuidar. "A manutenção é religiosa, no desembaraçar, no hidratar. Todo cuidado é pouco, principalmente para não pegar fungos... ou fica careca mesmo!". Torquatto observa que os cuidados são iguais aos cotidianos de cabelos normais, porém com mais atenção e frequência.

Sobre a coloração, foram usadas várias técnicas, descoloração, tonalização. As pontas são mais claras e o fundo do cabelo mais escuro para reforçar a ideia de naturalidade sem abrir mão do quê de praia, que tem tudo a ver com cariocas como a Natalie. Processos de clareamento enfraquecem demais os fios, por isso é frequentemente recomendado que seja feito por etapas, alternadas com reconstruções através de hidratações para que os cabelos não fiquem frágeis e quebradiços.

Para quem tem a cabeleira fina ou com química, é preciso ainda mais cautela. "Tudo com muita delicadeza, pois o cabelo da Deborah é bem fino, como de neném mesmo". A mesma atenção vale para a manutenção do look. "Hidratação nunca é demais, e paciência para desembaraçar", reforça Torquatto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições