Cabelos infantis requerem cuidados especiais

Cabelos infantis requerem cuidados especiais

Atualizado: Terça-feira, 25 Novembro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Quando a criança nasce, papais e mamães não medem esforços para pesquisar no mercado quais os cosméticos mais adequados ao tipo de pele e cabelos dos pimpolhos. Porém, à medida em que eles vão crescendo existe uma tendência de negligenciar essas características especiais e adaptar aos pequenos, principalmente às pequenas, os cosméticos usuais dos adultos da casa. Assim, a menina de cabelos cacheados passa a compartilhar com a mãe o mesmo shampoo, hidratante e creme para pentear, já que, aparentemente, os produtos infantis são muito "fracos" para domar os cachinhos e facilitar o penteado. "Os ativos de produtos para adultos são mais concentrados, menos naturais e, normalmente, são indicados para cabelos com coloração, relaxamento ou progressiva", esclarece Leidy Hair, consultora da Biotropic.

A cabeleireira explica que os cabelos infantis são virgens, isto é, nunca foram submetidos a nenhum processo químico de transformação. "Esses cabelos têm a fibra preservada e as formulações de produtos para adultos podem saturá-los", diz. "No princípio, os resultados parecem muito bons, mas, com o tempo, o cabelo vai ser danificado".

Leidy destaca que os cosméticos capilares infantis são testados em, pelo menos, quatro crianças e são formulados levando em conta o pH desse tipo cabelo. "Hoje já é possível encontrar formulações diferentes para meninos e meninas", lembra.

Nunca prender os cabelos enquanto estiverem molhados e restringir o uso do creme para pentear só às pontas são outras dicas da consultora da Biotropic para preservar a beleza dos cabelos das crianças.

veja também