Cabelos no verão

Cabelos no verão

Atualizado: Sexta-feira, 25 Fevereiro de 2011 as 10:30

Nessa época do ano, os cabelos passam por uma prova de resistência. Além do trio sol-mar-piscina, eles sofrem com a poluição e o vento. E mais: com o excesso de lavagem, é comum prendê-los úmidos, o que pode causar sérios danos. Por isso, é fundamental lançar mão de produtos com proteção solar e submeter os fios a procedimentos como cauterização, que sela as cutículas e escamas. Utilizar xampus apropriados e fazer hidratações regulares também são cuidados que podem ajudar a manter a saúde das madeixas.

Proteção preventiva

A hairstylist Maria Blanco Diaz, do Ambiant Beauty Center, de São Paulo, reforça: existem produtos para cabelos que funcionam de forma semelhante aos já conhecidos protetores solares usados na pele. Mas eles vêm com um diferencial: protegem também do cloro e da água salgada. "O sol, o mar e a piscina ressecam e retiram nutrientes dos fios. Além disso, podem alterar a tonalidade", alerta a especialista, conhecida pelas clientes como "Shakira".

Para não se descabelar depois que o problema já aconteceu, o ideal é prevenir. Antes da maratona de verão, Shakira sugere a cauterização. "O resultado é um cabelo reconstruído e protegido para o verão, pois o fato de o fio estar com as cutículas seladas minimiza as perdas durante a exposição solar", comenta a hairstylist, acrescentando que, para um efeito mais duradouro, é importante ter na necessaire de praia um bom xampu de linha solar, leave-in e máscara pós-sol.

A especialista da Schwarzkopf, Carla Miyata, é ainda mais enfática: "Os cabelos precisam ser cuidados com filtro solar o ano inteiro. Eles necessitam da mesma proteção que damos ao rosto no dia a dia. No verão, a atenção tem que ser redobrada". Ela recomenda a linha Bonacure Sun, da marca. Para minimizar os danos causados pelo vento, indica o uso diário do Moisture Spray Conditioner, um condicionador hidratante em forma de spray, que restabelece os níveis de hidratação e proporciona a nutrição necessária.

Para ter uma ideia mais concreta do quanto os cabelos sofrem, veja os dados de uma pesquisa realizada pela Kérastase: 23% das mulheres brasileiras se expõem exclusivamente com a finalidade de se bronzear. Em média, esse bronzeamento dura quatro horas diárias. No entanto, 86% das mulheres ficam sob sol – não intencionalmente - em sua rotina diária, numa exposição de aproximadamente duas horas ao dia.

Por isso a marca desenvolveu o primeiro programa de tratamento com índices protetores e reparadores sob medida, de acordo com a sensibilidade de cada tipo de cabelo sob a ação dos raios solares: o Kérastase Soleil. Entre os itens, Gelée Aqua-Proof e Bain Aprés Soleil.

Tratamentos salvadores

A maneira mais conhecida e das mais eficazes de assegurar a saúde das madeixas é fazer hidratações profundas. Maria Blanco, do Ambiant, sugere a periodicidade quinzenal para esse procedimento. "Em casa, pode-se usar uma máscara pós-sol duas vezes por semana, se estiver indo muito à praia ou piscina. Caso os cabelos não estejam tão expostos, uma vez por semana resolve", afirma.

A hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio, ratifica o poder do leave-in. "Sempre aconselho um leave-in com FPS para ser usado após o banho, sem enxágüe. O produto forma uma película protetora contra efeitos do sol, do vento, da poluição. Chapéus e bonés são muito bem-vindos na praia e na piscina para proteger o couro cabeludo, que também é atingido", recomenda. No salão, Sonia indica o CPR, que devolve os nutrientes perdidos pelas agressões naturais e químicas: "À base de queratina hidrolisada, proteínas de seda, soja e vegetais, o CPR trata profundamente cada fio".

No carioca Éclat, em Ipanema, o hairstylist Alex Rodrigues sugere o tratamento Éclat Gold para cabelos fragilizados por agressões solares. "Ele reconstrói as fibras capilares, nutre e ao mesmo tempo funciona como umectante". Segundo Alex, proteger os fios é indispensável para quem quer mantê-los lindos e livres da oxidação e desbotamento.

Um dos profissionais mais requisitados de Santos, Fábio Carneiro, que atende na Clínica de Estética Shape, reforça que, no verão, os fatores agressivos tendem a deixar os cabelos mais fracos e quebradiços porque retiram dos fios água e proteínas. Depois daquele mergulho refrescante no mar ou na piscina, ele recomenda enxaguar bastante para retirar todo o excesso de sal, poluição, cloro etc. "Inclua na necessaire um protetor solar capilar, de preferência com películas de hidratação, que além de proteger do sol evita a perda excessiva de água e outros nutrientes".

Lavou e prendeu o cabelo? Não pode. Fábio justifica: cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios. Outro ponto nem sempre levado em consideração é a alimentação. "Comer bem é super importante. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com as matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos".

Escolha os produtos certos

A Matrix, parceira do grupo L'Oreal, lançou a linha Biolage Sunsorials, que oferece proteção extra contra as agressões externas e recupera os fios já danificados. A fórmula contém extrato de semente de girassol, é rica em antioxidantes, ceramidas e filtro UV. Além da defesa contra os efeitos nocivos do sol, do mar e da piscina, ela condiciona e hidrata profundamente. A linha, que tem óleo protetor solar, xampu pós-sol e máscara pós-sol, pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, inclusive nos já coloridos.

A Nazca coloca à disposição das consumidoras a Máscara de Tratamento Plástica Capilar, cuja fórmula baseada em nanotecnologia permite que os ativos penetrem na estrutura capilar, preenchendo e recuperando os fios danificados. O Leave-in Condicionante Força Intensiva Plusline , com biopolímeros naturais e ativos altamente hidratantes, pode ser aplicado nos cabelos secos ou úmidos. A Lowell também está atenta e oferece a Máscara Capilar de Alto Impacto e o Flaconete Hidra Power Protect Care.

Formulada com a avançada tecnologia do Complexo Hydra-Shield, que conta com um poderoso filtro UV indicado para proteger a pele, a linha Color Extend Sun, da Redken, conta com xampu e máscara, ambos para serem utilizados após a exposição ao sol. Já o Sparkling Shield é um leave-in que deve ser usado antes do banho de mar ou piscina. O Highlight Guard é ideal para quem tem as madeixas em tons dourados ou com reflexos, mais suscetíveis aos danos ambientais por serem mais porosas e com menos melanina. O Shimmering Defense, loção creme de proteção diária, completa a linha.

veja também