Cabelos: O que fazer com a raiz oleosa e a ponta seca

Cabelos: O que fazer com a raiz oleosa e a ponta seca

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 9:31

A maioria das pessoas tem a raiz do cabelo oleosa e pontas secas e sabe o quanto é difícil lidar com este problema. Comprar xampus e condicionadores se transforma em um dilema, que dura alguns minutos em frente às gôndolas do supermercado, porque não se sabe ao certo se preferimos tratar a oleosidade ou hidratar as pontas.

"É muito raro alguém ter raiz seca. O mais comum é raiz oleosa, que deve ser lavada diariamente para evitar caspa e queda de cabelos, por exemplo, diz a engenheira química Rosely Grossmann. Ou seja, está desfeito o mito de que os cabelos não podem ser lavados diariamente. Seja no inverno ou no verão, mantê-los limpos só ajuda a evitar fungos, caspa e oleosidade.

"A escolha dos xampus deve ser feita de acordo com a raiz e não com as pontas. Além disso, é aconselhável não utilizar xampu que já tenha condicionador em sua composição", explica a hair stylist do Tampopo Hair, Zuleika Aoyagui. Os xampus para cabelos mistos equilibram o PH e dão sensação de limpeza na raiz com suavidade para as pontas.

Na hora de lavar, aplicar o xampu apenas na raiz, sem esfregar as pontas junto, também ajuda a proteger as pontas. O contrário também vale. Aplique o condicionador apenas nas pontinhas e enxágüe. A regra também vale para o leave-in ou máscaras de silicone que evitam pontas duplas.

Quanto mais longo o cabelo, mais as pontas costumam ser secas. Então, a melhor maneira de deixá-las hidratadas e saudáveis, é apelar para uma hidratação profunda com colágeno ou queratina pelo menos uma vez por mês. Esse cuidado garante fios limpos e sedosos.

veja também