Calça clochard é peça clássica

Calça clochard é peça clássica

Atualizado: Quinta-feira, 26 Agosto de 2010 as 10:13

A calça clochard (palavra de origem francesa que significa mendigo), que  é a famosa calça de cintura alta, com pregas abaixo do cós e um shape bem folgadinho no quadril, continua em alta no universo fashion. Na verdade, a peça é extremamente clássica e nunca sai de moda. Ela vem do universo masculino e foi hit entre as mulheres nos anos 80.

Esse tipo de calça favorece as diversas silhuetas e tem o poder de alongá-las, além de ser super confortável. Os tecidos mais usados para esse modelo de calça são: Oxford, linho e alfaiatria. Como é uma peça versátil e fashion, ela pode ser usada em qualquer estação do ano.

A calça tem excesso de pano no quadril e é frouxa e larga na silhueta e, por isso, deve ser ajustada na cintura com cinto. O ideal é combiná-la com blusas justas, que criam efeito mais proporcional para as diversas silhuetas. Procure sempre contrastar a cor do top com o tom da calça. Nos pés, o ideal é apostar em sandálias de salto.

Essa calça é muito indicada para mulheres com quadril largo e cintura fina, pois amenizam as linhas do quadril. Uma dica para essa silhueta é usar a calça com uma blusa clara e um cinto marcando a cintura. Nos pés, opte pelo salto da cor da calça (esse truque ajuda a alongar a silhueta). O tricot curto também é uma ótima opção para esse tipo de corpo. Para deixar sua silhueta mais alongada, aposte em lenços curtos na altura do busto. Use-os  no pescoço como cachecol e sempre na vertical (isso causa uma "ilusão" de silhueta mais alongada). Baixinhas devem apostar nessa produção.

Mulheres altas que querem parecer mais baixas devem optar por camisetas por fora da calça, blazer longo e salto alto com tonalidade diferente da cor da calça (esse truque ajuda a encurtar as pernas). As baixinhas devem evitar esse tipo de produção. Mulheres com o tronco curto, devem evitar a calça clochard.

Por: Bruna Heloisa Cardozo

veja também