Chiclete de colágeno ajuda a deixar pele mais jovem

Chiclete de colágeno ajuda a deixar pele mais jovem

Atualizado: Terça-feira, 13 Julho de 2010 as 12:37

Para otimizar os resultados do ritual de beleza, é fundamental que todos saibam a função do colágeno na pele. Quando somos jovens, as funções do nosso organismo e da nossa pele ainda estão a todo vigor e os fibroblastos (células que produzem o colágeno) são constantemente estimulados, conseguindo realizar suas funções de maneira eficaz e, com isso, deixando nossa pele lisinha e bem firme.

Deu para ter uma idéia? É o seguinte: o colágeno é a proteína responsável por sustentar as fibras do tecido da pele. Sem eles, a pele fica toda mole e cai. Mas fique calma, pois nós produzimos essa proteína desde que nascemos. Acontece que alguns estudos comprovaram que quando chegamos por volta dos 30 anos, os fibroblastos ficam mais "preguiçosos" e diminuem a produção de colágeno. E com o passar dos anos a produção fica cada vez mais fraca. O resultado é que a pele vai perdendo firmeza e elasticidade, fica ressecada e com rugas.

Para driblar esse processo natural de envelhecimento, a indústria da beleza lançou produtos de alta tecnologia, que têm como objetivo estimular a produção do colágeno, para que a nossa pele volte pelo menos um pouco a ser como era antes. A vitamina C, por exemplo, tem uma ação significativa na produção dessa proteína.

De acordo com Maya Maalouf, diretora de marketing da marca Anna Pegova, apesar disso, não são todos os cosméticos que conseguem ter um resultado eficaz.

- Não adianta que o creme contenha moléculas de colágeno, pois elas não conseguem ultrapassar todas as barreiras da nossa pele, por serem muito grandes. Por isso, é fundamental que os produtos trabalhem com uma tecnologia capaz de deixar essa molécula bem pequena ou que possuam substâncias capazes de estimular os fibroblastos.

Para a dermatologista Meire Brasil Parada, colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Unifesp, é por isso que estão sendo estudadas inúmeras maneiras de fazer com que o organismo volte a produzir colágeno como produzia quando jovem.

- Existem os nutricosméticos em forma de cápsulas e há também outras formas de manipular o colágeno hidrolisado, que é o que consegue ser melhor aproveitado pela pele. Uma maneira descoberta recentemente foi o chiclete de colágeno, que já está sendo manipulado em algumas farmácias do país e é feito com gelatina e uma porcentagem da própria proteína.

Mas não adianta ficar mascando sem parar com o objetivo de voltar a ter uma pele de menina, pois isso vai prejudicar o seu estômago. De acordo com Meire, é possível mascar quatro ou cinco por dia e o ideal é consultar um dermatologista.

E além dos cremes, das cápsulas e do chiclete, também já foram inventados os shakes de colágeno, que também são manipulados e podem ser tomados depois de batidos no liquidificador.

Pelo jeito, opção é o que não falta. Mas a fonte da juventude não depende só dos chicletes ou dos shakes. Segundo Meire, ter uma boa alimentação, se proteger do sol, realizar atividades físicas regulares, dormir bem, não fumar e moderar no consumo bebidas alcoólicas é um conjunto imprescindível para ter uma pele lisinha e uniforme e evitar que o organismo produza radicais livres, que danificam as células e contribuem para o envelhecimento da pele.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também