Cientistas ingleses inventam roupa em spray

Cientistas ingleses inventam roupa em spray

Atualizado: Segunda-feira, 18 Outubro de 2010 as 10:29

A criação de um estilista pode revolucionar a indústria de roupas. Veja só a novidade, que vem de uma universidade inglesa: um spray se transforma em tecido e pode ser aplicado diretamente sobre o corpo.

Em Londres aconteceu um desfile para apresentar essa nova tecnologia. Atrás dos sofisticados e criativos vestidos, estão anos de muita pesquisa. O foco não é o design. O que chama a atenção é o tecido, feito pelo estilista Manel Torres a partir de uma tecnologia inovadora.

À primeira vista, o lembra uma pintura corporal. Rapidamente a pele é toda coberta pelo que parece uma tinta comum, mas a verdade logo se revela. Aos poucos, o tecido em spray ganha a forma de uma camiseta e começa a secar no corpo.

Poucos segundo depois da aplicação a camiseta está pronta. Facilmente o produto se solta do corpo do modelo. A textura é de um tecido emborrachado. Se quiser, é possível colorir a camiseta que surge após instantes. Para tirá-la também é fácil.

A técnica foi desenvolvida em um laboratorio de engenharia de uma importante universidade de Londres. O criador conta que criou o tecido aerosol “para que o processo de fazer roupas se acelere”.

O spray é composto de pequenas fibras e um solvente, que evapora logo depois da aplicação. O tecido pode ser lavado e vestido novamente.

O produto é bem gelado, o cheiro lembra o de uma tinta comum e é muito rápida a aplicação.

O próximo passo é testar o produto na indústria farmacêutica. Os pesquisadores querem agora desenvolver curativos já esterilizados para ser usados em pacientes com queimaduras e outros ferimentos.

veja também