Cinco passos para um cabelo saudável

Cinco passos para um cabelo saudável

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:48

É consenso que todos, homens e mulheres, querem estar bem com seu visual; também é dito que o cabelo é a moldura do rosto, e com este poder é importante cuidar bem da moldura! “O bom dos cuidados com os fios é que não importa o que aconteceu no passado, a partir de agora, da consciência dos cuidados necessários os cabelos irão responder com brilho, força, vitalidade, sendo uma verdadeira moldura de qualidade para um visual bem sucedido”, explica o cabeleireiro paulistano Marcos Vianna , proprietário do Studio Marcos Vianna, na zona norte de São Paulo.

O primeiro passo para   cabelos saudáveis   é uma lavagem de qualidade. Marcos recomenda escolher shampoo e condicionador com PH balanceado e adequado para o seu tipo de cabelo. A aplicação deve ser feita com as pontas dos dedos, delicadamente, para não ferir o couro cabeludo, e de modo a massagear o couro, como se a pele pudesse ser “solta”, intensificando a circulação sanguínea. Lavar os fios com água quase fria ajuda nos casos de oleosidade, e o enxague deve ser com bastante água, para remover todo e qualquer vestígio de produto.

O segundo passo é a secagem do cabelo e couro cabeludo, sempre começada por toalha para tirar o excesso de água, mas sem esfregar os fios. “é fundamental evitar agredir os fios torcendo-os, e sim secando delicadamente, tirando o excesso de água”, explica Marcos.

Desembaraçar ou pentear os fios molhados é o terceiro passo, que Marcos salienta como especial. “O cabelo penteado com força ou desembaraçado com força acaba quebrado, rompido e mesmo induzindo a perda de fios”, reforça. “O cabelo longo deve ser desembaraçado primeiramente pelas pontas, e à mediada que for desembaraçando ir subindo com o pentear da escova ou do pente para o meio e raiz, assim por diante até poder se pentear o cabelo livremente”, frisa.

O quarto passo envolve a escolha certa de produtos para cada tipo de cabelo. Segundo Marcos, a escolha dos produtos deve ser assessorada por um profissional cabeleireiro, “com conhecimento cosmetológico para orientação de produtos adequados para o seu tipo de cabelo; de modo geral, produtos comprados em supermercados ou em perfumarias não são as melhores opções para certos tipos de cabelo”, esclarece Marcos.

O quinto passo é o corte dos fios, que faz toda a diferença no caimento e balanço do cabelo. “Fios bem cortados são saudáveis e dão movimento, formando a moldura de qualidade para intensificar a beleza”, diz Marcos. Para quem quer que o cabelo cresça, cortar regularmente só para eliminar pontas duplas não irá impedir um belo cabelo de se tornar longo. “O cabelo bem cortado cresce com saúde e vitalidade”, explica Marcos.

veja também