Coloração em casa: Confira as dicas para não cometer erros

Coloração em casa: Confira as dicas para não cometer erros

Atualizado: Sexta-feira, 7 Fevereiro de 2014 as 12:02

A indústria da beleza se renova cada vez mais e vem facilitando a vida da mulher. Os cabelos recebem diversas técnicas para procedimentos em casa, sem a necessidade de entrar em salões. Alguns kits já estão disponíveis para ajudar a mulherada a cuidar do visual, porém, surge muitas dúvidas se o procedimento dará certo.

Proprietário do salão paulistano Marcos Proença Cabeleireiros, Marcos Proença, se diz a favor do procedimento caseiro: "É plenamente possível fazer mechas em casa, contanto que se tome o cuidado de seguir a risca o procedimento indicado na bula do produto".
 
Ainda segundo ele, oideal é não lavar os cabelos antes de aplicar a tintura: "A oleosidade natural dos fios forma uma película protetora". Mas não precisa ficar uma semana com o cabelo sujo, viu? É só não lavar no dia da aplicação e a proteção está garantida.
 
Entre os kits de mechas no mercado, como o Biocolor, Imédia Excellence Californianas, de L’Oréal Paris e Koleston, todos trazem o modo de aplicação e varia de um para outro. Por isso, atente-se para o básico.
 
tintas
 
1) Separe o cabelo ao meio, verticalmente, de modo a obter duas partes iguais com uma divisão central. Se você tem o cabelo curto, coloque alguns grampos de plástico na parte de trás para ajudar a manter o cabelo repartido e facilitar a aplicação.
 
2) Siga as instruções da bula para preparar o produto (não é preciso adicionar mais nada além dos ingredientes contidos na caixa) e, com as luvas, aplique a mistura na escova expert até cobri-la por inteiro.
 
3) Comece a aplicação do produto entre as orelhas e o queixo em uma das partes já separadas. Aplique primeiro na parte de trás da cabeça, do comprimento às pontas e evite usar o produto no couro cabeludo.
 
4) Recarregue a escova e, em seguida, aplique a mistura no comprimento e pontas da parte frontal da cabeça. O produto pode ser deixado de maneira irregular para obter um efeito natural e com movimento. Repita os passos 3 e 4 na outra metade do cabelo.
 
5) Deixe agir de 25 a 45 minutos, dependendo da intensidade de clareamento desejado. Lembrando que não adianta deixar a tintura no cabelo além desse limite, pois ele não clareará além do indicado na caixinha. Manter o descolorante agindo por mais tempo só danificará os fios.
6) Enxágue o cabelo com água morna, mantendo as luvas e aplique o xampu condicionante que vem no kit.
 
"Na primeira vez, faça simplesmente um efeito degradê leve para um resultado luminoso sob medida e sem demarcações. É sempre melhor errar para menos, do que para mais", recomenda Proença. E, se você tem cabelos nos ombros, comece a aplicação na altura das orelhas.
 
 
Com informações de: Vila Mulher

veja também