Colorindo os cabelos

Colorindo os cabelos

Atualizado: Quinta-feira, 25 Novembro de 2010 as 9:56

Todo mundo adora mudar, as passarelas vivem trazendo novidades e a indústria de cosméticos também. Para a próxima estação, por exemplo, as tendências estarão nos tons escuros mais fechados, como amadeirados, vermelhos mais frios e em alguns casos os tons em bege. Mas vale lembrar que, apesar de estas cores de tinturas estarem na moda, é preciso ver se o tom combina com sua pele. "O maior erro é querer mudar radicalmente de preto para loiro ou vice-versa. A mudança tem que acontecer gradativamente e em local especializado", explica o cabeleireiro Rodrigo Toledo (RJ).

Outro erro comum é usar a tintura por indicação. Não é por que no cabelo de sua amiga ficou lindo que o seu ficará também. "A textura dos fios e a quantidade de brancos difere de uma pessoa para outra", ensina Toledo.

Cor viva!

O segredo de uma cor viva depende do tipo de coloração que você escolhe e da manutenção que você faz. "Use produtos como shampoos para cabelos coloridos, porque têm ação antioxidante e evitam a despigmentação rápida do cabelo", aconselhou Toledo.

Uma das novidades do mercado que ajudam a deixar o cabelo com a cor mais viva é o Pyrazol P5, que pode ser encontrado na composição de alguns produtos para tingir os fios. Aliás, o resíduo é um dos segredos dos cabeleireiros. "A substância é um corante oxidante que alonga a integridade e deixa os fios com um tom mais vibrante e intenso por mais tempo", esclareceu o hair stylist Phelipe Roots (RJ), da Clínica Più Bella.

Hidratações semanais também ajudam a deixar a cor dos cabelos tinturados mais vivas e, é claro, deixam as madeixas mais sedosas.

Descolorir?

Alguns processos de tintura pedem a descoloração antes de ir ao "finalmente". Mas a pergunta é: quando fazer isso? "Pessoas que possuem a cor do cabelo muito escura e querem mudar radicalmente a cor para tons mais claros devem descolorir os fios", avisou Toledo. Quando os fios já passaram por um processo de tintura o tratamento também é necessário.

Outra dúvida comum das mulheres é que tipo de água oxigenada usar nas madeixas. Primeiramente, use sempre a mesma marca de água oxigenada da tinta, pois a quantidade de pH existente nas duas tem afinidades com bases cosméticas. Vale lembrar que a água oxigenada deve ser utilizada em todos os tipos de tintura para cabelo, exceto no caso de shampoos.

Cuidado redobrado

Cabelo tinturado precisa de cuidado redobrado. Se você decidiu pintar as madeixas, precisa deixar os fios pelo menos um dia sem lavá-los. Depois, não pode viver sem hidratação e sem os shampoos e condicionadores especiais para cabelos tingidos.

As idas ao salão também aumentarão, os cabeleireiros indicam que a mulher retoque a cor no mínimo a cada 20 dias. Mas, em média, as mulheres fazem isso a cada 30 dias.

veja também