Combata Olheiras e Ilumine o Rosto

Combata Olheiras e Ilumine o Rosto

Atualizado: Segunda-feira, 30 Março de 2009 as 12

As olheiras deixam a aparência cansada, mas podem ser amenizadas e tratadas. Aquelas inconvenientes manchas escuras debaixo dos olhos, as olheiras, deixam a aparência cansada e, muitas vezes, abatida. Como ninguém quer isso, o jeito é usar o que as tecnologias de cosméticos e de medicina têm a oferecer para deixar a região mais clara. Mas, antes, é preciso entender o que causa o surgimento delas.

Em primeiro lugar, as olheiras aparecem no rosto porque a pele da região é muito fina e delicada e qualquer acúmulo de vasos ou de melanina aparece facilmente. Aliados a isso, os seguintes fatores, combinados, ajudam a complicar a situação:

. estresse;

. noites mal dormidas;

. bebidas alcoólicas;

. cigarro;

. período menstrual (pois estimula o fluxo sanguíneo e dilata os vasos da região);

. café

Para iluminar seu rosto em situações de emergência (festas e reuniões, por exemplo), a solução mais simples é a aplicação de corretivos na região, porém, o ideal é fazer tratamentos que as eliminem definitivamente.

Confira os mais fáceis e populares. Nos casos em que não der para fazer em casa, como o laser, procure uma clínica de estética para que um profissional especializado faça as aplicações em você.

Compressas - as de chá de camomila gelado são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. A camomila acalma a região e o chá ser gelado contrai os vasos. Arnica e bardana podem substituir a camomila. Seu efeito é temporário.

Cremes - contêm alguns ingredientes, como vitamina C e ácidos, que clareiam as olheiras e outros, como camomila e vitamina K1, que evitam o inchaço. Devem ser usados uma ou duas vezes por dia, de acordo com as instruções do fabricante. A forma correta de aplicar esses cremes é a mesma que para qualquer outro cosmético da região dos olhos: com movimentos de fora para dentro (indo em direção ao nariz). Os resultados começam a aparecer em um mês.

Laser - é o tratamento mais indicado para quem tem pele clara e olheiras bem marcadas. A energia do laser age diretamente sobre a melanina, destruindo suas concentrações escuras. São necessárias, no mínimo, seis sessões para os resultados começarem a aparecer, e o uso de um filtro solar é indispensável, pois o sol pode manchar a pele. Consulte um dermatologista para fazer esse tratamento.

veja também