Comece a preparar a pele para o verão

Comece a preparar a pele para o verão

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 10:17

No verão, suamos mais e a luz do dia faz com que até os mínimos defeitos do rosto fiquem mais evidentes. Com isso, fica mais difícil esconder olheiras e manchinhas, pois o excesso de maquiagem também fica bastante aparente na pele.

Para piorar, a combinação suor + calor + oleosidade cria um terreno fértil para o aparecimento de espinhas e cravos. O difícil é achar uma saída. Se não tem como cobrir as imperfeições, o jeito é minimizá-las antes do verão chegar.

De acordo com o dermatologista Adilson Costa, uma rotina diária – e superbásica – de cuidados deixa a pele mais lisa e uniforme, além de ajudar você a economizar o seu dinheiro investindo apenas nos cosméticos essenciais. Confira o que - e como - você deve fazer nos três períodos do dia.

Cuidados básicos com o rosto no período da manhã

A pele precisa de uma atenção especial ao acordar

Assim que acordamos, já precisamos dar início à primeira etapa da rotina de beleza do dia-a-dia. Sem preguiça, espie no dia lá fora, dê uma espriguiçada e vá direto para o banheiro - onde você vai começar os cuidados com a pele.

Primeiro, lave o rosto com água corrente fria e um sabonete específico para seu tipo de pele (prefira os hipoalergênicos, em versões em espuma ou gel). Passe o produto na ponta dos dedos antes de aplicá-los suavemente, no centro do rosto, com movimentos circulares. Depois vá para as extremidades e enxágüe. Não esqueça a área do pescoço. Isso vai relaxar o rosto e melhorar a circulação.

Finalize com um hidratante específico para seu tipo de pele e com FPS (fator de proteção solar) mínimo de 15. Segundo a dermatologista Roseli Siqueira, o ideal é que o hidratante seja multifuncional, ou seja, que contenha agentes hidratantes suaves (para evitar que a pele perca água), proteja do sol (contra os raios solares que são nocivos à pele, o UVB e o UVA) e controle da oleosidade (para amenizar a produção de sebo das glândulas).

Dica : se for aplicar maquiagem, prefira as fórmulas sem óleo, que evitam o aparecimento das indesejadas espinhas. Uma boa opção para todos os tipos de pele é a maquiagem mineral.

Saiba como cuidar do rosto no período da tarde

A tarde a pele começa a dar os primeiros sinais de cansaço. Saiba como tratá-la nessa hora

É sempre a mesma coisa. Quem nunca se sentiu incomodada com a pele do rosto durante à tarde? Faça calor ou faça frio, a gente começa a perceber os sinais da oleosidade, o brilho excessivo e, em alguns casos, até sinais de ressecamento e falta de viço.

Para refrescar a pele, borrife água termal (ela é rica em minerais e tem poder cicatrizante, calmante e revitalizante). Se o seu rosto estiver muito oleoso, lave-o novamente, como fez pela manhã, e reaplique seu hidratante. Se desejar, utilize um secativo (produto que ajuda a eliminar espinhas) apenas onde há inflamação.

Para não ter que lavar muito o rosto -procure fazer isso no máximo quatro vezes por dia, pois o excesso de lavagens tira a oleosidade natural da pele (uma espécie de barreira protetora) e estimula as glândulas a produzirem mais sebo - tenha em mãos aquelas folhinhas antibrilho, que ao serem encostadas na pele deixam a textura mais seca sem estragar a maquiagem.

Veja os cuidados básicos com a pele na hora de dormir

Momento do dia em que a pele está mais cansada, de noite o capricho na rotina de beleza é essencial

Esse é o momento em que a pele apresenta mais sinais de cansaço. Manchinhas ficam mais aparentes, a pele perde luminosidade e as linhas de expressão ficam mais evidentes. Diante disso, é provável que você queira cutucar alguma espinha. Mas não ceda à tentação. Se for preciso, evite ficar se avaliando no espelho.

Depois de lavar a pele como fez pela manhã e à tarde, seque com um paninho de algodão limpo, sem esfregar. Se estiver usando maquiagem, pegue um algodão limpo levemente umedecido com água fria e pingue um pouco de demaquilante específico para os olhos. Deposite sobre a área e deixe por alguns segundos. Vá retirando o make aos poucos, mas sem esfregar muito para não prejudicar a elasticidade da região.

Remova os resíduos com um lenço de papel limpo e bem macio. Umedeça um pedaço de algodão com água morna e pingue um tônico sem álcool, passando levemente do centro do rosto para as extremidades. Em seguida, enxágue com água fria para não estimular a produção de sebo (que deixa a pele oleosa).

Se preferir, use um creme hipoalergênico e não oleoso, com propriedades regenerantes e cicatrizantes, a fim de amenizar a irritação da pele, antes de passar um creme noturno para controlar a produção de oleosidade.

Dica : Preste atenção na fronha do seu travesseiro. De nada adianta limpar e cuidar da pele do rosto se a fronha estiver suja ou mofada. Troque-a uma vez por semana.

por: Nadia Heisler

veja também