Como alimentar os cabelos

Como alimentar os cabelos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 9:42

A entrada do outono faz cair folhas das árvores e também fios de cabelo mal nutridos. Desvitalizados pelos longos dias de sol do verão, pela ação danosa dos secadores e chapinhas e por tratamentos químicos acumulados, como tintura, descoloração e alisamento, seus cabelos agora pedem cuidados especiais.

Primeiro alimentar o seu sangue  

Para cuidar da saúde do cabelo não basta cuidar do lado externo.Tudo começa pela alimentação do seu organismo, já que quem se encarrega de nutrir o bulbo onde o fio de cabelo nasce, é seu próprio sangue. Para ter um cabelo saudável, o seu corpo todo precisa estar bem nutrido.

Uma dieta equilibrada contendo proteínas leves, muitos vegetais frescos e água é fundamental para manter a vitalidade do fio de cabelo, que é nutrido a partir do bulbo e fica implantado na parte interna do couro cabeludo, recebendo dos vasos sanguíneos o oxigênio e nutrientes para se manter saudável. 

Mas é importante comer os ingredientes certos na hora certa. Nosso corpo trabalha diferentemente nas varias horas do dia. 

Durante a manhã o ciclo cronobiológico é de assimilação, então carregue sempre frutas oleoginosos, como castanha do Pará, nozes e amêndoas e saboreie de 2 a 5 unidades para manter a produção de ácidos graxos equilibrada, tornando os fios bem lubrificados e livres da quebra.

Na parte da tarde o organismos faz a sedimentação dos ingredientes, portanto lá pelas 16:00 hs será bom comer uma barrinha de 30 gramas de chocolate amargo, com mais de 60% de cacau; contém teobromina e vai aumentar a circulação periférica ativa no bulbo capilar, colaborando para a saúde e vitalidade do fio de cabelo.

Já a noite o corpo vai começar o ciclo de eliminação, entre 2 e 3 horas da manhã seu organismo entra na fase de mitose celular intensa, portanto para garantir um sono restaurador, vá para a cama por volta de 23 hs , levando uma xícara de chá de ervas com mel, ou mesmo um copo de leite morno com mel; estes indutores do sono vão te relaxar e ajudar no processo de regeneração da fibra capilar. 

Novos ingredientes para nutrir os fios de fora para dentro  

A industria cosmética não para de evoluir. Os novos ativos desenvolvidos para reestruturar a fibra do cabelo associam as fórmulas de shampoos, condicionadores e finalizadores substancias na forma de cristais líquidos. Com esses ingredientes conseguimos efeitos que vão do controle do volume, proteção térmica, resistência a umidade, reestruturação interna e retexturização externa da fibra capilar. Esses ativos combinam amino-ácidos que repõem a estrutura natural do fio de cabelo, ajudam na manutenção da tonalidade obtida na coloração e agem como um reforçador interno do cabelo.     

veja também