Como conservar e limpar prata

Como conservar e limpar prata

Atualizado: Quinta-feira, 25 Agosto de 2011 as 1:45

    A   prata   usada em joias ou folheados é um metal muito sensível, por isso necessita de cuidados redobrados para ficar conservada e manter o seu brilho natural por muito mais tempo.

A   oxidação da prata   é normal e ocorre devido ao processo de produção, em que ela recebe outros componentes que servem para dar solidez. Portanto, o escurecimento e a falta de brilho nas joias de prata   são apenas superficiais e não afetam a sua qualidade. Isso pode acontecer tanto com as peças que estão em uso como com aquelas que raramente são usadas.

Como conservar a prata

Para evitar a oxidação e prolongar por mais tempo sua cor natural, as   joias de prata devem ser guardadas sempre em um local seco e sem luz. De preferência, sempre lacradas em sacos plásticos, guardados em caixinhas individuais ou em saquinhos de pano.

Uma dica de   como conservar a prata , que vale para as joias e também para os utensílios domésticos em prata, é evitar o contato das peças com substâncias químicas e com produtos que apresentam enxofre e cloro em sua composição. Produtos como a água sanitária, água oxigenada, cola, luvas de latéx, medicamentos, cremes, pomadas, perfumes e alguns alimentos, como o ovo, cebola, maionese e até mesmo a umidade e o próprio suor causam o escurecimento e tiram todo o brilho da prata.

Por isso, sempre que usar produtos de limpeza ou tiver contato com as   substâncias que danificam a prata , o ideal é retirar os acessórios. Como limpar a prata É possível devolver a cor natural e o brilho das joias e utensílios usando   receitas caseiras para limpar prata . Seguindo estas dicas, você terá suas joias com aparência de novas por muito mais tempo. Veja como fazer:

Utensílios de prata:   Passe pasta de dente na peça de prata escurecida e esfregue delicadamente até dar brilho. Lave a prata com água morna e seque bem com um pano macio. Outra forma simples de   como limpar utensílios de prata   é usar em uma mistura de aproximadamente um litro de água em temperatura ambiente com três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, três colheres (sopa) de sal e um pedaço de papel alumínio.

Joias de prata:   Jamais use esponjas de aço ou abrasivos em pulseiras, brincos, colares e anéis delicados, pois eles podem danificar e riscar as peças. O ideal é usar uma flanela apropriada para   limpar joias de prata   ou uma flanela macia comum antes de guardá-las. Os   líquidos limpa pratas   também são uma alternativa. É só colocar o produto em um recipiente, mergulhar as joias em seguida lavá-las com uma escova de dente e detergente.

veja também