Como cuidar dos cabelos cacheados

Como cuidar dos cabelos cacheados

Atualizado: Segunda-feira, 10 Outubro de 2011 as 9:08

O cabelo liso ocupa o topo das preferências das brasileiras já há algum tempo. Mas o fato é que a maior parte tem mesmo fios cacheados e, de umas temporadas para cá, eles estão retomando seus lugares. A moda tem insistindo na naturalidade e muitas mulheres, cansadas da rotina de chapinhas e alisamentos, têm optado por ela. Mas por outro lado sobram dúvidas de como cuidar dos cacheados. 

Antes de qualquer coisa é preciso saber que o fio cacheado tem características próprias, como explica o cabeleireiro Carlos Jamayka, do Salão Santo Fio, em São Paulo. “Os cabelos cacheados são aqueles que embaraçam facilmente, com muita eletricidade estática. São fios que precisam de muita hidratação e nutrição”, diz. 

Por isso, aposte nas hidratações em salão e em casa. Mas não sem antes falar com seu hairstylist. “Para fazer uma manutenção em casa, a dica é usar sempre a mesma linha usada no salão”, ensina Jamayka. Já a nutrição, que pode ser considerada como uma hidratação mais profunda, deve ser feita mensalmente no cabeleireiro. 

Além das hidratações e nutrições convencionais, Jamayka indica outros tratamentos profissionais específicos para cacheados e crespos. “Nos cacheados com frizz, é indicado fazer uma blindagem mais profunda, como a 3D. Enquanto para os muito crespos, o ideal é o relaxamento”, comenta. 

Ainda no salão, na hora de cortar evite deixar as madeixas cacheadas com a base reta. “Os cortes de base reta devem ser evitados porque acumulam volume no mesmo ponto. O ideal é cortar os cacheados usando a técnica do degradê, que distribui o volume”, justifica. 

Com o corte certo, fica muito mais fácil de arrumar o cabelo em casa. “Quem tem cabelo cacheado costuma lavar todos os dias porque fica mais fácil de arrumar, mas para quem não quer fazer isso, a dica é dissolver um pouco de leave-in dentro de um borrifador com água e aplicar nos fios antes de pentear”, fala Jamayka. 

Para ficar com os cachos bem formados e bonitos, o cabeleireiro recomenda ainda aplicar um fixador e, então, deixar secar naturalmente. “Para secar com secador, a dica é misturar modelador de cachos com pomada e secar com difusor. Para uma secagem sofisticada, o babyliss é indicado para modelar os cachos da parte superior”, finaliza. Look pronto, evite pentear novamente as madeixas, pois além de desfazer os cachos, eles ficam elétricos. 

Serviço Carlos Jamayka – Salão Santo Fio Tel.: (11) 3045-8413

veja também