Como Cuidar dos Cabelos Enrolados

Como Cuidar dos Cabelos Enrolados

Atualizado: Quinta-feira, 22 Setembro de 2011 as 2:04

Cacheado, enrolado, ondulado e crespo. Esses são os perfis de cabelos da maioria das mulheres brasileiras, que insatisfeitas, sempre procuram um jeitinho de alterar a forma natural dos fios ou hidratá-los e deixá-los com um aspecto mais saudável.

Os cabelos crespos são os mais difíceis de disciplinar, mas nós vamos te ensinar a cuidar deles. Para isso conversamos com três hair stylists, preste atenção nas dicas.

Para as mulheres que não estão satisfeitas com os cabelos crespos e ainda sonham em ter fios lisos, a dica do cabeleireiro Leandro Montesino é fazer alisamento definitivo. "Esse tratamento é feito com hidróxidos de guanidina e de sódio e deixa o cabelo com as pontas viradas e com efeito natural”, explica. O retoque de raiz deve ser feito de três a seis meses.

Já o hair stylist Anysio Estevão, do salão da clínica Pìù Bella, recomenda escova inteligente para reduzir o volume ou lipotexturização, tratamento que proporciona alto controle de volume e solta até cachos mais difíceis. Dentre os ingredientes, é possível encontrar óleo de coco e manteiga de karité. "Esses tratamento duram de três a quatro meses", diz Anysio.

Mas também existem mulheres que gostam do formato encaracolado dos fios e só desejam hidratá-los. Nesse caso, Anysio indica um ciclo de tratamentos para manter os fios cacheados, porém hidratados e macios. "Para essas situações, indico reconstrução capilar e reposição hídrica, porque o cabelo crespo perde água com muita facilidade. Esses tratamentos devem ser feitos em um intervalo de 2 em 2 meses", afirma.

O hairstylist Paulo César Schettini também conta sua dica para mulheres de cabelos crespos: elas devem freqüentar o salão e cuidar do cabelo no dia a dia com escova ou bóbis grandes para que os fios assumam uma forma adequada. "Cauterização e hidratação à base de óleo e água são procedimentos extremamente importantes nestes tipos de cabelo”, garante.

Para cuidar dos fios crespos em casa...

De acordo com o hairstylist Anysio Estevão, o que não pode faltar no dia a dia de mulheres que têm cabelos crespos é um bom ativador de cachos, produtos específicos para o tipo de cabelo (linhas de tratamento específicas como shampoo, condicionador, creme de hidratação) e um bom leave in. "O ideal é que elas façam hidratação de 15 em 15 dias", completa ele.

veja também