Como limpar e tonificar cada tipo de pele

Como limpar e tonificar cada tipo de pele

Atualizado: Quarta-feira, 21 Setembro de 2011 as 9:42

Normal, seca, oleosa, mista, acneica ou sensível: todas precisam de limpeza e tonificação, veja qual produto é mais indicado para o seu caso.

A higiene da pele deve ser feita duas vezes por dia, de manhã e à noite. Além de remover células mortas, excesso de gordura, impurezas e maquiagem, facilita a penetração de proncípios ativos hidratantes e antienvelhecimento.

Mas para ter um resultado perfeito é preciso usar uma loção ou sabonete e tônico adstringente, e com pH bem próximo ao da pele, que é 5,5. "Bons limpadores contêm ativos como alantoína, ácido hialurônico, chá verde, camomila, calêndula e ácido glicólico", observa Adriana Cristina Caldas, diretora da Clínica Unidermato e médica do departamento de dermatologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

Outro ponto importante é que o manto hidropolídico de proteção da pele (feito por água e óleo) não pode ser removido, então esqueça buchas ásperas, limpeza exagerada e tratamentos agressivos. Água quente também resseca a superfície, o que provoca à maior produção de gordura. Portanto evite, principalmente se a sua pele for oleosa ou acneica.

Pele normal

Sabonete neutro ou loção de limpeza dão conta do recado. Em seguida, aposte em um tonificante suave, sem álcool na fórmula.

Pele oleosa

Aposte em produtos que regularizam a secreção sebácea e retiram o excesso de oleosidade sem ressecar. Invista em produtos à base e ácido salicílico.

Pele mista

Utilize loções desengordurantes, mas atenção: os adstringentes só devem ser usados nas áreas oleosas.

Pele acneica

Invista em um cosmético que contenha ativos próprios para o combate às inflamações e lesões da acne.

Pele sensível

Utilize produtos sem álcool e esqueça tônicos e adstringentes.

Pele seca

Dê espaço para leites, espumas e loções ao inves de sabonetes em barra, soluções à base de álcool e adstringentes.

veja também