Como organizar a volta à academia

Como organizar a volta à academia

Atualizado: Quarta-feira, 6 Janeiro de 2010 as 12

Um, dois, três e já! Pois bem, aqui estamos, vida real! Para a tristeza geral da nação, as férias acabaram, o período amistoso de época de Natal e Ano Novo também e, pior, a rotina do dia-a-dia voltou, de uma vez por todas, ao normal. Tudo o que restou agora foram algumas lembranças e uns quilinhos a mais por causa do chester da vovó e do pudim de-li-ci-o-so da sua tia.

Agora chegou mesmo a necessidade de recuperar o tempo perdido. Não adianta mais dar desculpas e nem se enganar. Enfim, a hora de retornar à boa e velha academia é esta!

Todavia, entendemos a sua preguiça e até nos identificamos com você. Por isso, resolvemos elaborar um "Pequeno Manual da Conquista da Boa Forma", para você tirar de uma vez por todas a sua cabeça das férias de verão e organizar a sua rotina para o ano de 2010.

Ao todo, são cinco dicas básicas e algumas pequenas mudanças de hábito. Confira abaixo as mudanças que você vai levar para o resto do ano.

1- Inspire-se nas formigas

Não pense que agora você deve sair por aí beliscando tudo que contenha açúcar. A idéia da formiga é outra. Na verdade, é aquela velha historinha de que a formiga trabalha o ano inteiro para colher os frutos de acordo com suas necessidades.

É isso! Chegou a hora de criarmos consciência e agirmos como formigas de verdade, começando com responsabilidade. Crie a consciência de que, aos poucos, malhar será mais divertido, mais saudável e trará resultados garantidos para o final do ano.

Nada de chegar em novembro para começar a malhar. Muito menos falar: "Ai não, vamos deixar para fevereiro". É assim que começa. Diga sim ao hoje e vá a-g-o-r-a fazer sua matrícula em uma academia.

2- Planeje-se

O planejamento é a alma do negócio. Portanto, pegue um bloquinho, sente-se e reflita bastante sobre essas questões:

- O que você faz durante o dia que possa atrapalhar o seu treino na academia? Trabalha? Estuda? Cuida de casa? Busca os filhos na escola? Prepara almoço e jantar?

- Qual é a hora do dia mais propícia para você malhar? (escolha um horário que seja gostoso para você e que também coincida com a sua rotina, seja ela agitada ou não)

- Afinal, qual vai ser o seu objetivo na academia? Perder peso? Aumentar a resistência física? Mudar o corpo? Garantir saúde e longevidade? De acordo com isso, você verá quantas horas passará na academia e quantas vezes irá por semana.

- Qual é a academia mais legal para você? (leve em consideração o ambiente, a higiene, as pessoas que freqüentam, os professores e, é claro, a localização)

- Não se esqueça, caso more em uma grande cidade, de que o trânsito está cada vez mais infernal. Se você tiver como ir a pé para a academia, ótimo. Se não, melhor escolher uma academia que tenha um horário mais flexível, para acompanhar o seu. Hoje em dia já existem até academias 24h.

- Mais uma vez, a localização é muito importante. Pense se você iria para a academia em um dia chuvoso, por exemplo. Você não pode fazer disso um obstáculo ou uma desculpa para não ir malhar. É muito importante escolher a academia mais pertinho e fácil para você. Seja perto do trabalho, da escola dos filhos, do shopping, o qual você é uma freqüentadora assídua ou simplesmente perto da sua casa.

- Se não está confiante com a escolha da sua academia, não feche planos semestrais, prefira os mensais e trimestrais.

Depois de fazer algumas anotações básicas e umas contas rápidas, avalie os prós e contras de cada academia. Depois, é só fechar o plano e começar!

3- Você merece um incentivo

Oba! Chegou a parte mais legal! Sabe do que nós estamos falando? De compras! Isso porque ninguém merece começar o ano com a cabeça cheia de sonhos e uma imagem toda para baixo. Por mais que você esteja se sentindo acima do peso, vale a pena se dar alguns presentinhos para levantar a auto-estima.

Que tal uma boa calça de ginástica capaz de dar sustentos às gordurinhas da "pochete" e um top bem bacana para dar firmeza aos seios? Lembre-se de que os nossos seios precisam estar bem seguros durante a prática de exercícios físicos para não ficarem flácidos e caírem com o tempo. O mesmo vale para as roupas apertadas que marcam as gordurinhas. O nosso corpo é totalmente modelável e, ao usar roupas desse tipo, você esta automaticamente desenhando dobras e formando aquelas famosas "marcas de banha".

Uma blusinha bacana também fecha o conjunto. Escolha um tecido superfino e um modelo mais larguinho, para deixar você soltinha, soltinha.

4- Comece aos poucos

Aproveite esses poucos dias que ainda lhe restam (antes de você fazer a matrícula ou voltar com tudo para a malhação) para começar a mudar alguns hábitos, ainda mais se você passou essas férias mais sedentário do que o vovô. Aí vão algumas dicas:

-Faça caminhadas;

-Evite os elevadores e diga sim às escadas;

-Passeie mais com o cachorro;

-Faça uma faxina pesada na sua casa (já foi comprovado que isso gasta muitas calorias);

-Não peça nada para ninguém e procure levantar sempre do sofá para pegar o copo de água ou qualquer coisa parecida;

-Faça alongamentos com mais freqüência. Uma vez pela manhã e outra pela noite já está excelente.

5- Acostume o estômago

Vai voltar à rotina normal? Então, o mesmo vale para a alimentação. Comeu demais nessas férias? Se alimentou mal e nos horários errados? Comeu todas as bolachas da casa? Então vamos lá, porque também chegou a hora de reorganizar essa dieta maluca e colocar o funcionamento do organismo em ordem. Algumas sugestões:

- Alimente-se de três em três horas;

- Sempre tome um bom café-da-manhã, pois é a principal refeição do dia;

- Procure diminuir bem os doces e trocá-los pelas frutas, que já possuem uma quantidade de açúcar suficiente para o nosso corpo;

- Não se prenda tanto. Lembre-se que as dietas rigorosas são o primeiro passo para o início de um transtorno alimentar. Se quiser ter uma dieta balanceada, consulte um endocrinologista e um nutricionista;

- Chá verde após as refeições para facilitar a digestão é uma ótima pedida;

- Quer se inspirar em alguma dieta? Que tal a dieta do Mediterrâneo? De todas as dietas, os nutricionistas afirmam que esta é a mais completa por não ser tão rigorosa e, ao mesmo tempo, trabalhar com diversos grupos alimentares.

Prontinho, agora que a sua mente já está de volta à vida real, você pode ir para a academia sem medo de ser feliz. Afinal, ela já esta de portas abertas e morrendo de saudades, só esperando você chegar.

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