Como se vestir em formaturas

Como se vestir em formaturas

Atualizado: Quarta-feira, 2 Fevereiro de 2011 as 9:42

As festas de formatura são importantes, pois marcam um ritual de passagem na vida de qualquer pessoa. As dúvidas de como se vestir nessa ocasião procedem já que não existe um código definido de como devemos nos preparar.

O estilo das comemorações pode ser muito variável desde a simples colação de grau até grandes festas ou baladas.

A colação de grau costuma acontecer em grandes locais fechados como casas de shows ou teatros das próprias universidades. O traje ideal é o chamado "Esporte Fino". Mulheres de vestidos curtos ou longuete ou conjuntos de calça e blusa ou saia e blusa em tecidos mais finos, sem muito brilho. Para eles, calça social e camisa com um blazer por cima, sem necessidade da gravata.

O jeans deve ser evitado e só é permitido para os muito jovens em modelagem tradicional e lavagem escura tipo black jeans usado com camisa. Camiseta ou pólo nunca! Sapato é essencial para os homens, não é hora de revelar seu estilo fashion e usar all star, deixe-o para o passeio no shopping.

Para os formandos o uso da beca é essencial e a roupa que está por baixo deve ser confortável, sem nenhuma restrição. A questão principal aqui é a programação que vem após a colação.

Devemos nos orientar pelo traje determinado no convite, geralmente black tie ou social completo.

Vamos a cada um deles:

No caso do black tie temos algo bem determinado:

Formandas e mães de formandas com vestidos longos. Para as convidadas, estão liberados também os longuetes ou curtos sofisticados e não há restrição de cor, exceto o branco, que deve ser evitado por estar ligado às debutantes e noivas. Aposte nos saltos e bolsas pequenas, estilo carteira. Saia e blusa ou calça e blusa não podem ser usados no traje black tie.

Para os homens não é hora de inventar e o smoking é o traje ideal, buscando uma loja especializada para alugar. Gravata borboleta preta, casaco com lapelas em seda ou cetim, calça preta com laterais no mesmo material da lapela, faixa ou colete (um ou outro), camisa branca com frente trabalhada, meias pretas e sapato clássico.

Nas festas com traje social completo (mais comum ultimamente):

Nesse caso a festa continua sendo formal, mas os longos já não são mais imprescindíveis. É o traje indicado para as convidadas de casamento, podendo explorar os vestidos curtos chiques ou conjuntos de saia e blusa sofisticados.

Para os homens é hora do terno escuro com camisa social e gravata (esta última indispensável neste caso). Invista nas camisas azuis e brancas, ternos escuros como preto, cinza e azul escuro e gravata com algum toque de cor.

Vale lembrar que o traje social não permite o uso de camisa pólo ou camiseta, nem mesmo jeans casual.

É importante destacar que os penteados e produções de make são essenciais nesse tipo de festa, afinal, o ideal é transmitir a imagem de que você se preparou de forma especial e mais elaborada para a ocasião.

veja também