Como tratar os cabelos descoloridos no verão

Como tratar os cabelos descoloridos no verão

Atualizado: Segunda-feira, 19 Dezembro de 2011 as 2:30

Exposição ao sol, cloro da piscina e sal do mar são fatores determinantes para o ressecamento dos cabelos. As madeixas descoloridas, por já serem naturalmente mais danificadas por conta da química das tinturas e descolorantes, são as que mais sofrem no verão. O resultado é que os fios ficam sem vida, sem brilho, desidratados, porosos, desbotados e, em casos de cabelos extremamente loiros, até esverdeados. Para evitar todo esse "transtorno capilar", veja dicas de quais cuidados tomar nesta temporada.

A primeira e mais simples atitude a ser adotada é usar produtos de cabelo específicos para o verão. "O ideal é usar shampoo, condicionador, sprays e cremes que pertençam a linha solar, porque todos contêm filtro solar, essencial nesta época do ano", diz o cabeleireiro Cristopher Gloe, do Home Elite Salon.

Outro cuidado é fazer cauterização, procedimento que vai devolver a queratina à madeixa, a cada 20 ou 30 dias. Este tratamento deve ser intercalado com hidratação, que deve ser feita uma vez por semana.  

Nesta época do ano, evite usar muito secador, chapinha ou babyliss. O ideal deixar os cabelos secarem naturalmente com aplicação de leave in. Caso precise recorrer a estes métodos, principalmente para preparar a madeixa para alguma ocasião especial, como as festas de final de ano, aplique nos cabelos ainda úmidos, protetor térmico. A dica é do cabeleireiro José Alvim, do Studo W, Iguatemi.

Na praia

- Aplique protetor solar nos cabelos e reaplique de 4 em 4 horas ou todas vez que entrar no mar. Isto porque a radiação oxida os pigmentos e acaba desbotando a cor do cabelo se ele não estiver protegido;

- Leve uma garrafa de água doce para enxaguar o cabelo depois que entrar no mar. Isto porque é importante retirar o excesso de sal, que resseca a madeixa;

- Use sempre boné ou chapéu para proteger o cabelo e o couro cabeludo da exposição excessiva ao sol.

Na piscina

- O cabelo loiro muito claro, como os platinados, acabam ficando esverdeados quando entram em contato com o cloro da piscina. Isto acontece por conta de uma reação química. Para evitar este efeito, "enxágüe os cabelos com água doce logo após sair da piscina", diz a especialista internacional em coloração, Rita Hasan;

- Outra dica, segundo Cristopher Gloe, é lavar os cabelos com shampoo de limpeza profunda ou antirresíduo até 2 ou 3 vezes por dia depois de entrar na piscina.

veja também