Condicionador e hidratante devem fazer parte da higienização

Condicionador e hidratante devem fazer parte da higienização

Atualizado: Quarta-feira, 15 Agosto de 2012 as 1:18

Engana-se quem pensa que cabelo oleoso só precisa de xampu. O fato de o cabelo ser oleoso, não significa que está hidratado. "A oleosidade é uma secreção das glândulas sebáceas, que se encontra ligada ao folículo piloso - estrutura que produz os fios", comenta Francisco Le Voci, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Por isso, o condicionador e o hidratante devem fazer parte da higienização e cuidados das madeixas oleosas.

Na prateleira 

O condicionador age como um meio de proteger os fios das agressões externas e também ajuda a desembaraçar, na hora de pentear. Aposte em produtos específicos. "Ele pode ser usado em todas as lavagens ou em apenas algumas, pois depende do tipo de cabelo que a pessoa tem - crespo, liso ou tratado quimicamente", explica Le Voci.

Confira a embalagem do produto e observe se há informações sobre ativos para madeixas oleosas. São eles: extrato de hamamelis, extrato de confrey, hidrolisado de proteínas, methiosilane C, extrato vegetal de alecrim, fator antigordura, colágeno hidrolisado, aminoácidos de queratina.

No chuveiro, aplique o condicionador distante da raiz, assim evita que ela fique mais oleosa.

Hidratação sempre

A hidratação pode ser feita em casa ou no salão. "Indico os cremes, pois surtem mais efeitos e, em casa, por exemplo, é possível controlar melhor a quantidade do cosmético hidratante a ser utilizado", revela o dermatologista.

Faça a hidratação, em média, de uma a duas vezes por mês. Uma dica é prestar atenção aos seus fios, pois, conhecendo seus cabelos, você vai sentir se há necessidade de fazer mais ou menos sessões.

veja também