Confira a maquiagem ideal para cada ocasião

Confira a maquiagem ideal para cada ocasião

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 11:27

Não é novidade para ninguém que a maquiagem é uma velha aliada no dia a dia de toda a mulher. Ela faz do rosto feminino um destaque na multidão, dá uma aparência de saúde e de cuidado. Uma maquiagem bem feita e adequada a seu rosto ainda pode proporcionar “algo a mais” no visual e ajudar na autoestima.

Antes de qualquer coisa, é essencial que você mantenha sua pele sempre hidratada e saudável. Cumprida essa regra básica, é possível usar a seu favor o poder de valorização do rosto proporcionado pela maquiagem, explica a maquiadora Silvana Andrade, de São Paulo. “A maquiagem é muito importante porque pode mudar sua aparência, atraindo olhares.” Mas a profissional lembra que é necessário ter cuidado na escolha das cores e na aplicação. Nada de exageros!

“Independentemente de a maquiagem ser para uma pessoa mais jovem, executiva, exótica ou romântica, é importante realçar os olhos e a boca, suavizando os traços e atribuindo à pele um ar de saúde na medida certa”, sugere Silvana.

Confira algumas dicas de maquiagem para realçar sua personalidade e o seu momento pessoal:

- Jovem   - Para dar destaque à beleza jovem, uma maquiagem mais discreta é a indicada. Silvana recomenda uma base totalmente translúcida para o acabamento da pele, pois ela se aplica perfeitamente a áreas sem muita necessidade de correções. Nas maçãs do rosto, não há como se esquecer do blush: segundo a maquiadora, ele é essencial para dar aquele ar de saúde e de vitalidade. Nos olhos, é só aplicar rímel transparente nos cílios. E, para fechar o visual, um batom com um tom claro.

- Executiva   - A aparência física ajuda a passar uma mensagem a respeito de quem somos e queremos ser no ambiente de trabalho. Por isso, a maquiagem tem um papel importante. “A diferença do look jovial para o da executiva é que a maquiagem desta pode ser mais carregada, mas sem ultrapassar os limites”, orienta Silvana.

Nos cílios, em vez de usar um rímel transparente, substitua-o por um de cor preta, que realça o olhar. Para dar mais destaque aos olhos, Silvana indica o uso de uma sombra com tom suave, mas com aplicação esfumaçada. Para os lábios, aposte nas cores, mas sempre com bom senso.

- Romântica   - Ao contrário do que muitas tendem a pensar, o visual romântico não deve ter predominância da cor rosa. A intenção da maquiagem é destacar o rosto. “A maquiagem romântica deve dar um ‘up’ ao rosto, mas sem ser muito carregada”, esclarece a maquiadora.

Para conferir uniformidade à pele, o indicado é a aplicação de uma base transparente. Nos olhos, mesmo que o passeio seja à noite, escolha cores mais claras. Os tons mais amenos mantêm o ar romântico. Aplique uma camada de blush e, para finalizar, invista em um batom clarinho.

Para qualquer situação, cores mais fortes e diferentes nos olhos – como azul, marrom, rosa e dourado – são indicadas apenas para compromissos noturnos. Evite essas opções no dia a dia.

O importante é sempre sincronizar a maquiagem à personalidade, escolhendo algo que combine com você, por dentro e por fora. Assim você vai se achar mais bonita. E, o mais importante, vai senti-se bem para curtir bons momentos – de trabalho ou de lazer – ao lado dos colegas e amigos.

veja também