Confira a tendências para o inverno 2010

Confira a tendências para o inverno 2010

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

Make rosa

Uma onda rosa invadiu os desfiles nos lábios, na pele, até nas pálpebras. E criou desde imagens extrarromânticas até maquiagens modernas. "Os rosas sem viço têm o toque da moda, mas só caem bem em quem tem pele bem branquinha", diz o maquiador Fernando Torquatto, do Rio de Janeiro, exclusivo de O Boticário. "Os tons mais frescos e cremosos trazem ótimos resultados para qualquer mulher."

Dica: o blush e o batom em extrato (em forma de líquido colorido) são perfeitos para quem quer bancar a lady romântica.

Chapéu em alta

A brincadeira fashion da temporada atende pelo nome de chapéu. Os estilistas fizeram a cabeça de suas tops com modelos o mais diferentes possível: estranhos, exagerados, ladylike, militares... Lembre-se de que um acessório, quando escolhido de forma criteriosa, pode levantar o penteado – e, sem dúvida nenhuma, chamar a atenção.

Dica: usar chapéu pede atitude - e penteado clean. Faça uma escova ou prenda um coque baixo para dar suporte ao acessório.

Olhos escuros

O olho escuro ganhou nova roupagem. "A sombra não faz mais um degradée em direção ao alto", explica o maquiador Diego Américo, de São Paulo. "Os contornos, pelo contrário, são mais duros ou borrados, formam quase uma máscara." Para obter o efeito, estenda bem o produto na horizontal ou mixe a sombra preta ou grafite com outro tom escuro, como azul ou roxo. Isso atenua um pouco o peso do make.

Fios em foco

Virou regra ressaltar as sobrancelhas ou apagá-las de vez com corretivo. O último visual pede cuidado. "Quando elas somem, as imperfeições saltam aos olhos e a expressão pode perder o impacto", alerta Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil. O melhor é suavizar o colorido dos fios com um lápis ou rímel especial para sobrancelhas ligeiramente mais claro que o tom natural. Corretivo, como nos desfiles, só para as muito ousadas.

Look feminino

O universo dos batons nude apresenta novidades. Depois de um período em que o acabamento sequinho predominou, as texturas mais confortáveis retornam. "Os produtos estão mais cremosos, podem ter leve brilho cintilante e até apresentar um fundo rosado ou pêssego", explica o maquiador Saulo Fonseca, de São Paulo. "É um look bem feminino, que se adequa a qualquer idade."

Dica: crie a boca nude com base no tom da pele e dê acabamento com gloss cintilante - o brilho atualiza a aparência.

Visual clean

Os cabelos texturizados até marcaram presença, mas o que as semanas de moda apresentaram de mais usável em relação aos penteados foram os visuais clean. A proposta é tirar o cabelo do rosto, seja o penteado preso ou solto. Os fios, puxados para trás, são fixos com spray ou então com gel – produto que retorna com força total. Uma escova benfeita serve como base.

Boca vermelha

O batom vermelho também vem de cara nova. Desta vez ele é mais aberto, ajuda a esquentar a produção invernal. Pode aparecer com três acabamentos diferentes. Na versão mate, ganha um aspecto fashion. Se for cremoso, sem pigmentos cintilantes, resulta em uma maquiagem elegante com uma pitada de ousadia. E, se apresentar o revestimento do gloss (que pode ser transparente ou igualmente vermelho), fica ultrassexy.

Claro e escuro

Nas unhas, a moda também segue caminhos dúbios. Elas podem vir clarinhas, em tom de carne ou então surgir coloridas de tons sóbrios - variações de cinza, de preferência. "O primeiro tom alonga os dedos e rejuvenesce as mãos", afirma a manicure Nilza Oliveira, de São Paulo. Já o cinza, assegura um visual ousado. Gradações cremosas estão em alta, mas os metalizados têm seu lugar.

Dica: do claro ao grafite, o cinza está com a força. A nuance, que surgiu aqui e ali nos últimos meses, chega com embalo total.

veja também