Confira algumas dicas para cuidar dos cabelos e mantê-los saudáveis.

Dicas para cuidar dos cabelos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07
Considerado a parte importante para o visual, os cabelos devem ser manter um cuidado muito especial. Com a chegada do inverno, a tendência é descuidar das madeixas, deixando assim um aspecto sem brilho e mal cuidado.
 
O diretor médico do instituto do Cabelo, em São Paulo, e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o médico Luciano Barsanti, lista algumas dicas para facilitar a busca de cabelos resistentes e bonitos.
 
Modere no secador: muito utilizado nesta época em razão da baixa temperatura, o secador, quando usado diariamente, pode comprometer a saúde capilar. A alta temperatura do aparelho abre as escamas e a superfície externa que reveste o fio, podendo levar à queda e ao ressecamento. Se você não abre mão de secador, prefira os modelos com a tecnologia de íons negativos, que fecha as cutículas e controla o frizz. Outra opção é o secador de cerâmica, que seca o fio de dentro para fora e previne o ressecamento.
 
Controle a caspa: a caspa pode ser causada pelo excesso de oleosidade decorrente de disfunção nas glândulas sebáceas, estresse, frio ou calor intenso. Entre as dicas para controlar o problema estão lavar o cabelo com água morna ou fria, aplicar cremes do comprimento dos fios às pontas e não dormir com o cabelo molhado.
 
Condicionador apenas nas pontas: os condicionadores atuam na superfície dos fios, fechando a cutícula e equilibrando o pH. Esses produtos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo, desde que sua aplicação não chegue à raiz. Em contato com o couro cabeludo, o condicionar fecha os poros que deixam o cabelo respirar, aumentando a oleosidade e causando a caspa.
 
Evite dormir com cabelo molhado: hábito frequente entre pessoas muito ocupadas, dormir de cabelo molhado é um grande inimigo da madeixa porque cria um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, facilitando o aparecimento de fungos e bactérias. Isso pode gerar oleosidade, formação de caspa e, em casos mais graves, queda de cabelo. Para prevenir o problema, opte por lavar pela manhã.
 
Massageie a cabeça: esse ato estimula a sensação de bem-estar. Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares com os cabelos úmidos ou secos. Mas cuidado para não exagerar. Na medida em que a massagem capilar relaxa, ela também estimula a oleosidade, já que o atrito dos dedos com o couro cabeludo ativa as glândulas sebáceas.
 
lavando cabelosFuja da água quente: embora a época do ano peça um banho demorado, higienizar o cabelo com água quente aumenta a oleosidade. Isso acontece porque a água escaldante estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno, o indicado é manter a temperatura da água entre 20º e 22º C.
 
Alimente-se bem: uma alimentação balanceada é fundamental para levar os nutrientes até o cabelo. Não deixe faltar em suas refeições carboidrato, fruta, legume, carne, gordura e açúcar, tudo em quantidades moderadas. Chá verde, nozes e salmão têm alto teor de ômega 3, que dão brilho aos fios. As frutas, ricas em vitamina C, como a laranja e a acerola, ajudam a formar colágeno, que responde pela resistência do cabelo, enquanto o feijão e os grãos têm vitamina B, importante para controlar a queda.
 
Use xampu antirresíduo: remover a sujeira acumulada promove o fortalecimento do bulbo capilar e a saúde dos fios. Aposte em xampu antirresíduo para retirar as impurezas. Como tem pH alto, na comparação com os xampus normais, ele abre a escama e promove uma limpeza minuciosa. O recomendável é aplicar a solução uma vez a cada 15 dias.
 
Proteja o couro cabeludo do sol: assim como queima a pele, o sol também queima o couro cabeludo. Sempre que você for se expor ao sol na praia, na piscina ou mesmo em exercícios ao ar livre, aplique um leave in com filtro solar e sempre utilize chapéu ou um boné para proteger a cabeça. O sol resseca e desidrata os fios.
 
 
Com informações de: Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições