Confira as mudanças que você pode fazer no seu cabelo, da cor ao corte

Confira as mudanças que você pode fazer no seu cabelo, da cor ao corte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Que pessoa que não repara num cabelo cuidado e bem tratado ? Aquele que se mexe com vitalidade e que arranca suspiros e desperta inveja por onde passa ? Nove entre dez brasileiras mexe no seu cabelo a fim de que ele fique mais bonito. Seja no corte, na cor, na textura, co comprimento, sempre há algo em que mexer.

Problemas que atingem homens e mulheres

A queda de cabelos atemoriza a todos e, hoje em dia, os estudos são cada vez maiores nesta área. Sabemos que o fio de cabelo cresce, em média, um centímetro por mês e, em tese, pode durar até seis anos. Na prática, contudo, a poluição, as escovadelas em excesso, as colorações, a alimentação desbalanceada e o estresse podem reduzir esta vida útil em 20%, favorecendo a queda. A dermatologista Yara Figueiredo, confirma, dizendo que "é normal caírem até 100 fios por dia". Agora, Yara explica também que, "se o travesseiro, o banco do carro ou a blusa e/ou o paletó começarem a ficar cheio fios de cabelos - sinal de perda superior a 120 fios por dia -, é hora de agendar uma consulta com um especialista. O cuidado é necessário principalmente se houver descamação do couro cabeludo, coceira, excesso de oleosidade e se os fios estiverem quebradiços."

O fera Proença do Studio W em São Paulo, - salão que atende ninguém menos do que a top Gisele Bundchen - completa dizendo que "cuidar dos cabelos é como cuidar da pele. Exige dedicação e a escolha de bons produtos, que ajudarão sempre na beleza e saúde dos fios". Bom, depois destes alertas, nada melhor do que saber então o que fazer para cuidar deste bem tão precioso não é mesmo?

Lavá-los ou não diariamente ?

Uma das grandes dúvidas que rondam a cabeça das pessoas é de quanto em quanto tempo deve-se lavar os cabelos. Ó dúvida cruel! Perguntamos a Marco Antonio de Biaggi, responsável pelas madeixas de Adriane Galisteu e Deborah Secco, proprietário do MG Hair Design, também em São Paulo, e seu colorista Juha Antero e eles esclareceram dizendo que "não vêem nenhum mal em se lavar os cabelos todos os dias, desde que esse cabelo seja muito oleoso, e que use um shampoo específico para o tipo de cabelo". Assim, eles completam que "você passará a não sentir necessidade de lavar os cabelos todos os dias. Mas o ideal, seria que lavasse de duas a três vezes por semana, para que o cabelo tenha sua própria oleosidade". Agora, atenção, eles frisam que: "se for lavar todos os dias é aconselhável fazer apenas uma aplicação de shampoo, não repetindo a lavagem". Dica anotada?

Já que estamos falando em lavagem, nada melhor do que esclarecer sobre a temperatura da água. Proença esclarece que "a temperatura ideal da água para a lavagem dos cabelos, deve ser sempre morna ou fria, mas nunca extremamente quente, pois o calor ativará as glândulas sebáceas fazendo com que a raiz dos cabelos fique ainda mais oleosa, mesmo estando limpa". E ele ainda completa a aula dizendo que "se você conseguir optar sempre pela água mais fria, ótimo, pois além de ativar a circulação sanguínea, dá mais brilho e vitalidade aos cabelos". Agora não tem mais como errar.

A dupla dinâmica: o shampoo e o condicionadorQue shampoo usar? Tenho certeza que você já se pegou perguntando sobre isto em algum momento. Na verdade, as mulheres se preocupam mais com isto do que os homens, porque estes, normalmente, usam o que estiver mais "a mão no box do banheiro". Mas, para as mulheres, isto é muito importante, porque sabemos que os homens gostam de alisar cabelos sedosos e que receberemos elogios por isto. Cabelos com visual de "palha" dão péssima aparência. "Indicar um shampoo nem sempre é uma tarefa fácil, já que existem diferentes tipos de cabelos e diferentes estruturas de fios. Um shampoo para cabelos ressecados pode ter diferentes resultados em pessoas diferentes, por isso o melhor é testar para saber qual pode lhe proporcionar o resultado mais satisfatório" explica Proença.

O expert do Studio W, aconselha que "para quem lava os cabelos diariamente, o ideal é usar um shampoo anti-resíduos uma vez por semana para retirar o excesso de impurezas do couro cabeludo e para ajudar na diminuição da oleosidade", mas, ressalta que "é muito importante retirar bem o shampoo, e depois SEMPRE aplicar um condicionador para hidratar". Sim, isto mesmo. E ele afirma que "mesmo os oleosos, TODOS os cabelos, devem ser lavados com shampoo e depois receber um condicionador tradicional ou em forma de Leave in, pois os shampos foram desenvolvidos para a lavagem do couro cabeludo, sendo assim, as pontas sempre necessitam de cuidado extra, porque a oleosidade natural do cabelo quase nunca chega até ela, deixando as extremidades mais ressecadas".

Proença também ensina que "os shampoos abrem as escamas dos cabelos para limpá-los e, o condicionador tem o trabalho de fechá-las para evitar que os fios percam seus nutrientes e assim fiquem ressecados, opacos e danificados". "Escolha sempre os produtos de acordo com o seu tipo de cabelo, e opte pelos que melhor se adequam aos seus fios" finaliza o mestre.

Cuidados gerais

Secador . Para quem é adepto(a) do secador, Biaggi aconselha "desde que usado com moderação, não tem problema! Ainda mais se for usar sempre secador profissional, que não "puxa" muito o ar e mantê-lo na temperatura morna". Outra dica de Biaggi é "utilizar antes da secagem um protetor térmico, para proteger os fios do calor do secador, e não encostar o secador no couro cabeludo".

Modo de Lavar. O ensinamento de Proença para a maneira correta de lavar os cabelos é "de se lavar os cabelos com leves massagens com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Lave bem o couro cabeludo até sentir que a oleosidade não aparece. Use o shampoo duas vezes para retirar bem toda a sujeira e resíduos". Marco Antonio de Biaggi também concorda e, ainda complementa dizendo que "é bom e, quando necessário, ativa a circulação e faz com que o produto penetre melhor". Mas, alerta para "se o couro cabeludo for oleoso é contra-indicado, pois ativa as células sebáceas."

Para as beleza dos fios. A beleza dos fios depende de um conjunto de fatores, que incluem: (1) uso de bons produtos; (2) manuseio de bons profissionais; (3) alimentação variada e colorida; (4) uso de protetores solares; (5) hidratação; (6) evitar cigarro e poluição. Não faça testes inúteis nos seus cabelos, estes podem danificá-los a ponto de demorar muitos meses para você tê-los de volta com boa aparência.

Aproveite as dicas dos experts:

Proença, do Studio W: "abuse de finalizadores como os modeladores após as lavagens, pois além de definir os cabelos naturalmente, eles ajudam na hidratação e nutrição dos fios. O mercado está repleto destes milagrosos produtos, que devem ser obrigatórios na nécessaire de qualquer um, INCLUINDO os homens".

Marco Antonio de Biaggi e seu colorista Juha Antero, do MG Hair Design: "o ideal é que a cliente faça a escova no salão, mas se ela tem o hábito de fazer escova em casa, antes de escovar deve usar um alisante temporário, com protetor térmico, para ajudar a disciplinar o fio e protegê-lo do calor, lembrando também de não aproximar o secador do couro cabeludo. Quanto aos cortes aconselha a cortar o cabelo de três em três meses, para que o cabelo fique sempre com vida e sem pontas duplas."

Pronto, depois desta aula, não tem mais como errar. É só aguardar os elogios!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições