Confira dez dicas infalíveis para cuidar dos cabelos crespos

Confira dez dicas infalíveis para cuidar dos cabelos crespos

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 10:40

A beleza dos looks com cabelos cacheados, afro e todas as suas variações dependem da saúde dos fios. Alguns cuidados especiais garantem um cabelo bem preparado, brilhante, com textura e bom acabamento em qualquer ocasião.

Algumas dicas aplicáveis no dia a dia ajudam a manter os fios sempre bonitos. Confira!

Foto: Divulgação/ TV Globo Cabelos crespos não devem ser escovados depois de secos

Use e abuse de hidratantes, cremes, reparadores, pomadas e todos os produtos que revitalizam seu cabelo. Os cachos sofrem com a falta de hidratação.

O ideal é pentear os cabelos ainda úmidos com os dedos ou com pente de cerdas largas. Depois de seco, não mexa!

Piscina, praia e sol são terríveis para o cabelo. É preciso prevenir danos e tratá-los com produtos que tenham filtro solar.

Apare as pontinhas a cada três ou quatro meses e faça o que chamamos de “limpar o corte”, tirando cerca de um centímetro dos fios apenas. Isso deixará o look sempre revitalizado.

Se possível, opte por tonalizantes em vez de tinturas permanentes. As cores que fixam mais também agridem mais os fios.

Se decidir fazer luzes, prefira com coloração e não com pó descolorante, que é bem mais prejudicial. Se já possui algum tipo de alisamento, não tente clarear os fios ou poderá quebra-los.

Para evitar o frizz dispense toalhas de algodão: o melhor é usar a toalha de microfibra ou papel toalha. Para controlar o arrepiado são necessários produtos como silicone, sérum e pomadas, mas use com moderação. Lembre-se que eles não têm função hidratante, apenas criam uma camada que dá brilho.

Reduza o uso do secador ou chapinha no dia a dia. Quanto tiver que usá-los para o penteados, por exemplo, proteja o cabelo com produtos termoativados.

Para um look despojado com os fios soltos, faça uma escova para eliminar o excesso de volume na raiz e refaça as ondas do cabelo com um modelador. Umedeça as mãos com pomada, passe entre os cachos do comprimento até as pontas e por último da raiz ao comprimento. Isso tirará o aspecto falso dos cachos, que ficarão chiques e naturais. Aposte em tiaras, presilhas, flores e adereços de modo geral para variar o look! 

Foto: Getty Images A atriz americana Andie MacDowell apareceu esse mês com fios volumosos e bem modelados

veja também