Confira dicas para mudar o look

Confira dicas para mudar o look

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 1:13

Muda a estação e é hora também de mudar o look. Que tal começar pelo cabelo? Já sabe quais as tonalidades de madeixa que vão dominar esse verão? Pois a gente vai contar quais as cores e mechas que vão estar em alta nesta temporada.

Segundo o hair stylist Cristhofer Glöe, do salão Homa Elite Salon, as tonalidades do momento são as nuances variadas do acobreado, aproximando-se mais ao loiro escuro e que fique mais parecido com uma mulher naturalmente ruiva. Entra também a tendência do cabelo loiro platinado, aposta de Jennifer Aniston, Rachel McAdams e que entrou como capa de algumas edições recentes da revista Vogue. Para o cabeleireiro Daniel Chabaribery, do Studio W Iguatemi, os tons bege e cor de areia também devem ser aposta das mulheres.

Diferente do que foi o verão passado, com o boom das californianas, que deixa as pontas do cabelo bem claras, contrastando com base e raiz escuras, esta estação pede madeixas mais uniformes e naturais, com mechas discretas. "As mulheres estão percebendo 2 vantagens primordiais quando se fala em beleza para cabelos. A naturalidade e o retoque a cada 4 ou 5 meses, o que traz um resultado com muito mais saúde para os fios", diz Glöe.

As mechas que estão em alta nesta estação

De acordo com os hair stylists, duas técnicas de clareamento estão em alta e devem ser aposta das mulheres:

Ombré Hair: consiste num degradê de cores com mechas mais distribuídas e menos marcadas. As mechas do Ombré Hair podem variar de 2 a 5 tons mais claros que a cor natural do cabelo, mas a intensidade do clareamento depende muito da tonalidade da pele e da madeixa, porque a ideia é que o resultado fique o mais natural possível.

Raphael Cardoso, cabeleireiro do salão Jacques Janine, diz que o clareamento pode ser feito desde a raiz e descer até as pontas. "Na raiz, fazemos poucas mechas, só para iluminar, já ao longo do cabelo, a quantidade de mechas vai aumentando até chegar nas pontas, onde há maior concentração do clareamento", afirma.

O Ombré Hair combina com todas as mulheres, a única ressalva é que algumas devem ter cautela na escolha da cor e intensidade do clareamento. O cabeleireiro Raphael Cardoso dá a dica: quem tem cabelo escuro e a pele amarelada, deve clarear pouco para que o resultado não fique artificial; já quem tem o cabelo castanho e a pele clara, pode clarear mais. As loiras também podem investir nesse método e deixar o cabelo com uma mescla de nuances.

A maior vantagem do Ombré Hair é que ele não precisa de manutenção com frequência, já que o clareamento está mais concentrado nas pontas. Segundo Raphael Cardoso, retocar a cor de 2 a 3 vezes por ano já é suficiente.

Stained Hair: como o nome já diz, a ideia é ficar com o cabelo "manchado" pelas mechas, mas nada contrastante. A técnica deixa os fios iluminados de forma natural e é feita com coloração ou tintura clareando dois tons do meio para as pontas da madeixa. "Usa-se as mãos para dar um efeito natural e artístico e continua sem clareamento nas raízes. Diferente da ombré hair do verão, essa técnica busca um clareamento tom sobre tom", explica o hair stylist Cristhofer Glöe.

As cores de mechas mais indicadas para cada tom de cabelo

Cabelo preto: A cor não pode ser muito clara, um tom de castanho claro acinzentado e mel são os mais indicados. Essa cores trarão a leveza necessária sem prejudicar a naturalidade;

Cabelo castanho: Neste caso, os tons de mel também são os mais recomendados para dar naturalidade aos cabelos, sem ficar muito marcado e aparente;

Cabelo loiro dourado: o ideal é usar mechas em tons mais frios, como bege e cinza;

Cabelo loiro acinzentado: deve usar as mechas no tom dourado. O recomendado é usar uma cor mais clara nas pontas e mantendo a raiz natural.

veja também