Confira os óculos de sol que serão tendência no verão

Confira os óculos de sol que serão tendência no verão

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 2:11

Os acessórios que protegem os olhos da claridade excessiva também são considerados peças fundamentais para compor o look do verão. No verão 2012, as novidades ficam por conta dos formatos de gatinha, lentes um pouco mais escuras do que na estação passada e armações em cores ou estampas mais clássicas. "Os coloridos não deixam as vitrines, mas as estampas que remetem a natureza como de tartaruga, por exemplo, estão mais em alta", analisa Bia Paes de Barros, consultora de moda. 

Foto: Gucci/Divulgação

Armações charmosas

Passada a temporada em que prevaleceu o estilo 'nerd', as armações que remetem décadas antigas, como os anos 1950, 1960 e 1970, chegam para fazer sucesso. "O formato gatinha ressalta as linhas mais altas do rosto e vem associado a looks mais femininos e clássicos", explica Amanda Medeiros, consultora de estilo. 

Os óculos escuros redondos ainda não fizeram completamente a cabeça dos adeptos do acessório, mas promete ser uma das peças-chave da estação. Bia afirma que a maioria deles vem com armação em acetato e em cores mais tradicionais, justamente para combinar com o estilo de roupas mais clássico. O estilo aviador e quadrado continuam nas lojas, mas os modelos estão um pouco mais reduzidos. 

Lentes mais escuras

Segundo a consultora Amanda, as lentes estão um pouco mais escuras no verão. "Ao contrário do que nas estações passadas, as lentes escureceram um pouco, mas continuam com transparência que permite enxergar os olhos. Nada super fechado", diz. Vale lembrar que a escolha dos óculos é uma questão de estilo e preferência e o mais importante é a qualidade das lentes. O barato pode sair caro e, no caso de óculos de sol, vale investir um pouquinho mais para assegurar a saúde dos olhos. 

Além disso, é preciso analisar o estilo da pessoa, a roupa que está usando, o formato do rosto e a cor da pele na hora de escolher os óculos. "Não é porque um acessório está na moda que ele vai combinar perfeitamente com você", ressalta Bia. 

Cores mais clássicas

Ao longo dos últimos meses foi possível observar um desfile de cores e tons em óculos escuros. Algumas famosas apareceram com as máscaras coloridas, mas o modelo deixa um pouco a cena, que valoriza estilos mais clássicos e cores menos chamativas. "As armações coloridas e divertidas aos poucos vão sendo deixadas de lado dando lugar a modelos claros ou escuros, porém mais neutros", confirma Amanda. 

Fuja do formato do seu rosto

Para acertar no visual, a dica é simples. Se o rosto é mais redondo, aposte em armações quadradas. Faces mais ovais, por exemplo, não aceitam bem modelo aviador, que tem a parte de baixo bastante ovalada. Em compensação, rostos quadrados pedem óculos arredondados, como os que chegam às lojas com a nova estação. "A regra não é tão rigorosa, mas tentar não aproximar o formato dos óculos com o do rosto é a melhor saída para se proteger e ficar estilosa", indica Bia. 

veja também