Conheça as chapinhas que garantem fios mais lisos e menos ressecados

Conheça as chapinhas que garantem fios mais lisos e menos ressecados

Atualizado: Terça-feira, 9 Março de 2010 as 12

Todo cabeleireiro concorda em um ponto: chapinha faz mal ao cabelo. Mas foi-se o tempo em que não era possível ter fios lisos e hidratados ao mesmo tempo. Graças à evolução no mercado das pranchas alisadoras, todas podem desfrutar dos benefícios da tecnologia.

De acordo com o cabeleireiro Celso Kamura, todo mundo que gosta de usar chapinha deve optar por modelos da "nova geração", que protegem o cabelo das altas temperaturas ao mesmo tempo em que impedem que eles ressequem pela perda da umidade.

Antigamente as chapinhas funcionavam como um ferro de passar roupa – uma chapa metálica que esquentava muito e, por causa dessa temperatura tão alta, era capaz de alisar qualquer tipo de fio. Mas atualmente as pranchas são desenvolvidas especificamente para atender às necessidades do cabelo, isto é, sem deixar de lado o aspecto da saúde e da beleza dos fios.

As novidades mais conhecidas neste segmento são a tecnologia dos íons negativos, que são emitidos pela própria chapinha, evitando que o fio resseque pela perda da umidade e amenizando a eletricidade estática - e, consequentemente, o frizz; e a tecnologia das ondas infravermelhas, que atua de modo parecido e também tem como objetivo neutralizar a eletricidade estática para impedir que o fio arrepie no ambiente úmido. Além de proteger o cabelo das altas temperaturas, as novas pranchas ainda são capazes de deixar os fios mais lisos - e com resultado mais duradouro - e em menor tempo.

Apesar de existirem modelos que permitem serem usados nos cabelos úmidos, os cabeleireiros não aconselham seu uso. Segundo Kamura, é mais seguro passar a prancha no cabelo seco, previamente alisado com a escova.

As chapinhas que funcionam a vapor também são uma opção interessante entre as novas pranchas do mercado. Elas também devem ser usadas no fio seco e, segundo Carlos Oliveira, consultor técnico de uma marca de chapinhas, elas impedem que o fio perca umidade durante o processo e fazem com que a prancha deslize mais facilmente no fio.

- Isso evita a quebra do cabelo e o deixa mais brilhante, macio, e com um movimento natural.

Nadia Heisler

veja também