Conheça as consequências ao usar maquiagem vencida

Perigos da maquiagem vencida

Atualizado: Segunda-feira, 19 Agosto de 2013 as 7:59

Não há mulher que resista ao uso de um cosmético, seja ele um simples gloss aos mais específicos. O que poucos se atentam é para o prazo de validade dos produtos.

 Segundo uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha, nove entre dez das 2,5 mil mulheres entrevistadas usam maquiagem vencida.

Os perigos ao usar maquiagem vencida são muitos: como a pele é um dos órgãos que absorve elementos com mais facilidade, produtos fora da validade podem causar irritações, alergias, acne e até infecções graves. Isso porque o hábito de utilizar cosméticos fora do prazo de validade promove a proliferação de bactérias e fungos, causando risco à saúde, segundo informações da dermatologista Angélica Pimenta.
 
Para identificar se o produto não está bom para o uso, é atentar-se a textura, cor e cheiro, que podem ser alterados por conta da contaminação. "Porém, esses sinais não são suficientes para afastar os riscos de contaminação. Verificar a data de validade é ainda a forma mais segura de garantir que não está usando um produto vencido", afirma a dermatologista.
 
Conheça as dicas e seus principais riscos ao usar cosméticos vencidos e suas datas de validade.
 
maquiagem vencidaLábios
As principais consequências são infecções fungicas, como candidíase, ou até bacteriana. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.
 
Olhos
Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, cosméticos repletos de substâncias potencialmente irritantes, como talco, podem causar problemas. As sombras, por exemplo, podem causar alergias e até conjuntivite - devem ser substituídas de três a seis meses. Já as mascaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. O rímel pode não apenas vencer e causar infecções nos olhos, mas também ressecar a pele das sobrancelhas.
 
Rosto
Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar dermatite de contato na pele e sabe-se que o segundo possui ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fungica ou bacteriana. Lavar a escova de blush manterá sempre o pó fresco por mais tempo.
 
 
 
Com informações de: Vila Mulher
 

veja também