Conheça dicas para ter as unhas perfeitas

Dicas para ter unhas perfeitas

Atualizado: Terça-feira, 22 Outubro de 2013 as 1:06

Já faz parte da rotina das mulheres deixar as unhas impecáveis e, se possível, mudar de esmate a cada semana. Entre uma estação e outra, a variação de esmaltes tendem a mudar. Aquelas que adoram variar na cor do esmalte, ficam atentas na cor tendência da estação.

Algumas tonalidades de esmaltes podem valorizar o visual das unhas, deixando mais fortes e vibrantes.

Saiba quais são e valorize suas unhas, deixando-as perfeitas.

Esmalte prata

O tom se mantém firme entre os esmaltes mais pedidos nos salões. Cheio de atitude, apresenta variações que agradam das discretas às ousadas. Se você faz parte do primeiro time, escolha as nuances mais fechadas, quase chumbo. Mas, para quem não tem medo de brilhar, vale abusar das coberturas cromadas e com glitter. Aproveite para mesclar a tonalidade com tons neutros.
 
Esmalte Dourado
 
O esmalte dourado é para as fortes. A cor consegue deixar até o mais básico dos looks com cara de festa. É fã das artes nas unhas? Misture o tom metalizado com laranja ou vermelho cremoso. Use também folhas de ouro (compre em lojas de armarinhos) ou cole tachas para um efeito ainda mais glam. 
 
fortalecendo as unhasGarras fortes
 
Se as suas unhas mais parecem um papel, produtos formulados com vitamina E, cálcio e cápsulas de nutricosméticosvão deixar as garras mais fortes. Se o incômodo persistir, investigue a causa. Unhas fracas podem sinalizar problemas como anemia ou distúrbios na tireoide.
 
Previna a quebra
 
É comum você lascar os cantos? Preste atenção no modo de lixar. Quem tem ou está com as unhas quebradiças deve deixar as laterais levemente arredondadas para que elas não enrosquem em roupas ou que sejam uma tentação para você roer. Para não errar, deixe a lixa numa posição paralela à unha e faça movimentos suaves de vaivém. Comece pelo meio e deslize para as bordas. Use apenas o lado mais fino da lixa para modelar as unhas das mãos para evitar que descamem ainda mais. "Reserve o lado áspero só para os pés", diz Jack Cardoso, proprietária do Cosmopolish Nail Bar, em São Paulo. 
 
Finalize
 
Óleo ou spray? Os dois têm a função de agilizar o processo de secagem. O spray é mais fácil de ser aplicado, porém pode deixar algumas bolinhas no esmalte se o jato for muito próximo das unhas (menos de 20 centímetros). Já o óleo traz a vantagem de garantir um brilho a mais. Por outro lado, há quem se incomode com a textura viscosa. A decisão é sua. 
 
Evite bolinhas
 
Uma das coisas mais irritantes que acontecem quando saímos da manicure: perceber que o esmalte se encheu de bolinhas. Uma das causas do problema é a temperatura muito quente da pele. Um truque rápido: lave as mãos ou segure um copo de água gelada. A manicure Carmen Luiz, do salão M.G. Hair Design, em São Paulo, faz outro alerta: "Esmaltes velhos ou 'batizados' (quando são misturados com fórmulas de outras marcas) costumam criar bolinhas e podem até provocar alergia. Por isso, sempre faça as unhas em um lugar de confiança ou crie o hábito de levar seu próprio kit". 
 
Removendo o esmalte
 
Para retirar esmalte escuro
 
Carmen Luiz passa a lição de casa: "Aplique óleo secante por cima do esmalte, inclusive nos dedos, e só depois use o algodão embebido com removedor. Não sobra nenhum cantinho colorido. Pode apostar". 
 
Para retirar esmalte com glitter
 
Molhe pedacinhos de algodão com removedor, coloque sobre cada unha e embrulhe com papel-alumínio. Deixe por um minuto e voilà! O esmalte vai sair de uma só vez! 
 

veja também