Conheça ingredientes para retardar o envelhecimento da pele

Conheça ingredientes para retardar o envelhecimento da pele

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 9:55

Quando se fala em produtos para combater os efeitos da idade na pele, somos inundadas com centenas de opções. Máscaras, cremes e serums se empilham nas prateleiras do banheiro, enquanto testamos qual deles é mais efetivo na hora de reparar linhas, rugas e até algumas manchas. Mas, afinal de contas, você sabe o que realmente funciona? Pois o site Stylelist resolveu enumerar os sete ativos mais importantes - cientificamente testados e aprovados - para voltar a ter aquela cútis jovem e iluminada. Confira:

1. Ácido retinóico - Derivado da vitamina A, ele é, de longe, o ativo mais importante (e eficaz) do mercado. Ele atua diretamente na renovação celular, eliminando as mortas e tornando a superfície da pele mais viçosa. Usado em cremes, manipulados ou não, o ideal é usá-lo com acompanhamento médico.

2. Chá verde - Um antioxidante natural. Os nutrientes do chá verde neutralizam os radicais livres do nosso corpo, responsáveis por danificar as células e os tecidos no processo de envelhecimento. Você pode usufruir do benefício tanto ingerindo o chá como aplicando algum creme com o ativo, que virá mais concentrado.

3.Vitamina C - Também natural, é importantíssimo no combate aos radicais livres. Atuando como antioxidante, a vitamina C previne o envelhecimento ao impedir que os radicais livres atuem na derme e causem manchas, envelhecimento precoce (por conta do excesso de sol), rugas e linhas finas.

4. Resveratrol - Poderoso antioxidante derivado ad casca de uva, ele também pode ser encontrado no vinho tinto. Promovendo a renovação celular e a produção de colágeno e elastina pela pele, é ótimo para dar firmeza. Ele também é muito bom na reparação de danos já existentes.

5. Ácido hialurônico - Este composto realiza mil vezes o seu peso em ligações com a molécula de água, tornando-o sua melhor opção para preencher linhas finas e mesmo melhorar o ressecamento da pele (o que frequentemente está ligado ao aparecimento de rugas). Além de cremes tópicos, outra forma bastante efetiva de utilizá-lo é através de injeções (como o conhecido Restylane).

6. Ácido glicólico - Conhecido como um alfa-hidroxiácido (ou AHA), este ativo é derivado de frutas. Ele basicamente esfolia a camada superficial da pele, expondo uma camada mais luminosa e macia. São mais indicados para fotoenvelhecimento e peles pigmentadas (com manchas).

7. Filtro solar com fator UVA e UVB - Esse tipo de protetor solar evita os efeitos nocivos dos raios UVA (envelhecimento) e UVB (câncer de pele), além de estimular a pele a se defender da presença de radicais livres naturalmente.

veja também