Conheça os mitos e as verdades sobre a caspa

Conheça os mitos e as verdades sobre a caspa

Atualizado: Sexta-feira, 13 Agosto de 2010 as 9:38

Por ser uma doença relativamente comum, muito se fala sobre a caspa. Mas nem tudo é verdade. Você sabia, por exemplo, que ela não é contagiosa e que lavar os cabelos todos os dias não irá curá-la?

Para tirar essas e outras dúvidas, a dermatologista Daniela Nunes falou sobre alguns dos mitos e verdades sobre a caspa.

Lavar a cabeça todos os dias melhora a caspa.

Mito: O tratamento da caspa deve ser feito com xampus específicos que combatam a oleosidade e a proliferação dos fungos. Então, usar xampu normal todos os dias não adiantará.

O uso contínuo de xampus específicos para o tratamento da caspa resseca os cabelos.

 Verdade: O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Porém, o seu dermatologista irá prescrever a condição ideal de uso de xampus que tratem o seu couro cabeludo sem ressecar os fios. Pode ser indicado até o rodízio de xampus durante a semana.

Cortar os cabelos melhora a caspa.

Mito: Está comprovado que não há relação entre o tamanho do fio de cabelo e a presença de descamação. Dessa forma, cortar ou raspar os cabelos não melhora em nada a caspa, já que ela atinge o couro cabeludo e não os fios.

Caspa não tem cura.

Verdade: Não existe uma medicação que acabe definitivamente com a caspa, mas a doença pode ser mantida sob controle com o uso de certos medicamentos.

A caspa é contagiosa.

Mito: A caspa é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

Lavar a cabeça com água quente piora a caspa.

Verdade: Altas temperaturas aumentam a oleosidade do couro cabeludo piorando a caspa e favorecendo, por consequência, a queda dos cabelos.

Caspa é sinônimo de falta de higiene.

Mito: A caspa causa produção contínua de sebo, mesmo quando os cabelos são lavados. O necessário é uma orientação correta em relação a xampus específicos a serem usados.

A caspa pode levar à queda de cabelos.

Verdade: A caspa atinge o couro cabeludo e portanto as pessoas atingidas apresentam algum grau de queda. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.

Escova progressiva aumenta a quantidade de caspa.

Mito: Quem nunca teve caspa não vai ter porque fez algum tratamento no cabelo, mas quem tem predisposição pode desenvolver o problema devido a uma escova progressiva sim.

Suco de limão ou de tomate no couro cabeludo são medidas caseiras para se tratar a caspa.

Mito: Não há estudos científicos que comprovem essas técnicas. O suco de limão pode até causar outros problemas se a pessoa não retirá-lo por completo do couro cabeludo, pois o limão em contato com o sol pode gerar queimaduras.

Por: Sara Uhelski

veja também