Conheça soluções simples para pele no calor

Soluções simples para pele no calor

Atualizado: Segunda-feira, 23 Setembro de 2013 as 6:38

O inverno acabou e muita gente acha que a pele não irá sofrer mais. Engana-se. Com a chegada do calor, os cuidados com a pele costumam ser maiores e exigem cuidados especiais, assim como em dias frios.

O pode ocorrer em dias de calor, o que é comum, são pequenas oblhas nos pés, queimaduras, pele seca, e por ai vai.

Conheça outros problemas típicos da pele em dias de calor e que podem ser solucionadas e até evitadas. 

Pele oleosa
Tem horas que o pó não resolve, apenas cria uma confusão no rosto. Para a pele muito oleosa, a dica é ter um papel mata-borrão na bolsa. "Ele absorve o óleo sem tirar a maquiagem", diz a maquiadora Ashleigh Ciucci. Em casa, limpe a pele com ácido salicílico pela manhã e use creme retinol à noite, que diminuirá a produção de óleo e previne poros entupidoscalor.
 
Pele avermelhada
Pegue uma cápsula de óleo de prímula, abra, e espalhe o conteúdo no rosto limpo à noite. "Vai reequilibrar a umidade da pela e reduz a vermelhidão em algumas horas", diz a dermatologista Jeannette Graf. Para áreas muito grandes de pele irritada, a dica é usar maquiagem mineral, que vai acalmar a pele e, de quebra, cobre o vermelho.
 
Nariz vermelho de sol
O nariz é um dos lugares mais vulneráveis e um dos lugares mais prováveis de se pegar câncer de pele. Mesmo com protetor, a oleosidade acaba com a proteção dos cremes. Primeiramente, proteja a pele com um chapéu, depois reaplique cosntantemente o protetor contra raios UVA e UVB.
 
Espinhas
Para secar as espinhas e prevenir novas, é recomendado lavar o rosto com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla à noite, segundo o dermatologista Fredric Brandt. Deixe que a pele absorva. Mas o tratamento mais rápido é ir a um médico para que ele indique um tratamento personalizado para a acne.
 
Maquiagem borrada pelo calor
Use papel mata-borrão para absorver o excesso de umidade do rosto. Não reaplique a base, apenas redistribua o que já foi usada com uma esponjinha em movimentos de "tapinhas" circulares. Com algodão, limpe o rímel, delineador ou sombra que estiver sobrando. E se precisar de mais batom ou blush, prefira os cremosos, que se distribuem melhor.
 
Pelo encravado
Após a depilação, pode ser que alguns pelos fiquem encravados. Para evitar, assim que se depilar aplique um adstringente com ácido salicílico para dissolver a pele morta que pode esconder pelos. Passe algum creme ou loção com aloe vera para reduzir inchaços e vermelhidão. Mas se depois de uma semana a dor não tiver melhorado, passe em um dermatologista para ver se não é alguma infecção.
 
Queimadura de pele
Depois que pegou sol demais e ficou com a pele ardendo e queimada, não tem mais volta. O dermatologista Brandt indica tomar um analgésico para reduzir o inchaço e a dor, e tomar um banho frio com cuidado para não raspar a pele. Um pacote de ervilhas congeladas sobre as regiões mais queimadas pode reduzir a sensação de ardor. Use um creme de 1% de hidrocortizona e use um pós-sol sem fragrância. "Aloe vera acalma a pele e ajuda com as inflamações também", disse Brandt.
 
Pele descascando
Primeiro, tire a mão, não cutuque. Isso vai piorar a situação. Deixe a pele descascar naturalmente, e mantenha a área hidratada com um creme rico em ceramidas. Também beba muita água, porque a recupeação de um queimado faz a pessoa perder muitos fluidos. Evite cremes anti-idade, porque você pode desenvolver sensibilidade a algum dos ingredientes.
 
Bolhas no pé
O especialista em pés Rock Positano indica nunca cutucar a bolha, nem tentar estourá-la, para não aumentar o risco de infecção. Para acelerar a recuperação, lave os pés com sabão suave e água, depois coloque um curativo. Se a bolha estourar, limpe com uma solução de iodo e cubra novamente.
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também