Conquiste uma pele bonita e saudável

Conquiste uma pele bonita e saudável

Atualizado: Terça-feira, 13 Dezembro de 2011 as 8:08

A pele é um reflexo da saúde e tudo que faz bem para o corpo certamente também a beneficiará. Daí a importância de manter uma alimentação balanceada, beber água mesmo sem sentir sede, praticar atividades físicas e conservar o sono em dia. Além desses cuidados básicos, o rosto exige uma rotina diária de tratamentos com os produtos adequados.

Para todos os dias – “A pele é o primeiro órgão de defesa em relação a agentes externos, portanto precisa estar íntegra e saudável”, diz a dermatologista Celina Ponte. Tanto pela manhã quanto à noite, alguns passos são fundamentais para manter o rosto bem tratado: limpeza, tonificação e hidratação. Para obter bons resultados, os produtos utilizados devem ser adequados ao seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa).

Durante o dia, é importante utilizar proteção solar UVB e UVA com FPS 30 e reaplicar o filtro sempre que necessário. A dermatologista Adriana Cairo recomenda usar um produto nutracêutico em forma de cápsula, goma ou suco. E ela enumera os erros mais comuns que as mulheres cometem no dia a dia: “Não utilizar protetor solar, dormir com maquiagem, aproveitar alguma receita que foi indicada para uma amiga, aplicar uma base pesada para cobrir imperfeições e acreditar que é muito nova para começar a cuidar da pele e se prevenir contra o envelhecimento”.

Cuidados extras – Mulheres que possuem pele obstruída ou sofrem com a acne devem fazer uma limpeza de pele uma vez por mês. O processo envolve esfoliação, aplicação de vapor, compressas que facilitam a remoção dos cravos e substâncias descongestionantes e bactericidas. Para a pele seca, o ideal é optar por sessões regulares de hidratação.

“A esfoliação do rosto também é excelente, porque renova a pele, facilita remoção de cravos e favorece a absorção de ativos dos cremes”, explica Celina Ponte. Ela afirma que aquelas que têm pele oleosa podem realizar o procedimento com frequência até mesmo diária, enquanto quem apresenta pele seca precisa tomar cuidado para não ressecar ainda mais o rosto.

De olho no verão – A proteção solar e a hidratação merecem uma atenção especial com a chegada dos dias quentes e, consequentemente, da maior exposição ao sol. Dar prioridade à exposição em horários menos agressivos e proteger o rosto viseiras e chapéus, por exemplo, são maneiras de minimizar os danos. “Além do número do fator de proteção solar, a quantidade de filtro aplicada é diretamente proporcional à sua eficácia e devemos ser generosas na hora de passar o produto”, orienta Celina. Ela ressalta que o produto precisa ser aplicado com o corpo seco e requer manutenção a cada duas horas – mesmo que seja à prova d’água.

veja também