Controle a transpiração na temporada de verão

Controle a transpiração na temporada de verão

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 10:28

Com o calorzão do verão, é inevitável que a transpiração aumente e, assim, cresça a preocupação com o odor e o suor. Vamos combinar que esse probleminha não é nada agradável!

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que ocorre com o corpo e como o organismo reage com as mudanças climáticas. Você sabia que o corpo humano é composto por 70% de água, e que todos os dias são eliminados cerca de 2 litros de líquido pela urina ou pela transpiração?

"A transpiração é um processo natural, ela acontece para manter em equilíbrio a temperatura média do corpo em 36,5°C. As glândulas sudoríparas liberam quantidades maiores de suor na superfície da pele quando a temperatura do corpo aumenta", explica Sabrina Felicio, farmacêutica e coordenadora de P&D da Aeger Perfumes e Cosméticos.

Vamos saber então qual a diferença das glândulas para entender como cada uma delas funciona em nosso organismo:

Glândulas sudoríparas écrinas: produz secreções incolores e sem odor, compostas por 99% de água. Estão espalhadas por todo o corpo e atuam desde o nascimento.

Glândulas sudoríparas apócrinas: são ativadas no período da puberdade. Elas estão localizadas nos folículos polissebáceos, onde nascem e crescem os pêlos e também onde se concentra a oleosidade da pele.

É importante lembrar que o suor recém-produzido não tem cheiro. O mau odor da transpiração é resultado da degradação por parte das bactérias da secreção produzida pelas glândulas apócrinas. As bactérias "digerem" a secreção porque ela possui "nutrientes" que as alimentam.

Desodorante

O desodorante acaba se tornando a solução mais eficaz do dia a dia, saiba como escolher o produto. "Cada pessoa deve experimentar diferentes desodorantes para sentir a necessidade de seu corpo. Os desodorantes perfumados combatem o mau odor por meio de um agente em sua composição que elimina as bactérias. Já os desodorantes antitranspirantes possuem um agente que bloqueia as glândulas do suor e, dessa forma, propiciam um ambiente seco e livre de odores.", finaliza Sabrina.

Vale ficar de olho na embalagem de cada produto e identificar qual o benefício que ele oferece. Existem lançamentos no mercado que proporcionam resultados diferenciados. Escolha o seu e livre-se da transpiração!

veja também