Corpo bonito, mente sadia

Corpo bonito, mente sadia

Atualizado: Sexta-feira, 26 Dezembro de 2008 as 12

Um corpo bonito e saudável é possível para qualquer pessoa, desde que essa se disponha a sobrepor alguns sacrifícios e desafios impostos. Para atingir os resultados necessários nada como uma boa reeducação alimentar, tratamentos estéticos e, quando necessário, cirurgias plásticas.

É bom esclarecer que as pessoas não conseguem reduzir suas medidas do dia para a noite, mas sim, em um processo contínuo e gradual. Dependendo do tratamento, em seis meses pode-se diminuir até quatro números do manequim. Porém, com a perda de peso surgem problemas de flacidez. Essa "pele de sobra" pode ser retirada com uma intervenção médica. O Cirurgião Plástico, Dr. Henrique Siqueira, explica quais são as cirurgias mais indicadas para combater a flacidez:

Lifting de braços – Esse procedimento visa retirar este excesso de pele, caracterizando um contorno do braço mais natural e menos flácido. A anestesia usada é a peridural ou local com sedação. No período pós-operatório o paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias.

Abdominoplastia – Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura da região do abdômen, evidentemente haverá uma redução no peso corporal. A cirurgia é feita por meio de uma incisão na região inferior do abdome. O cirurgião recomenda que o paciente operado evite fazer esforços por pelo menos 30 dias. Nos primeiros meses, o abdômen apresentará uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regridem espontaneamente.

Lipoaspiração – Outra intervenção cirúrgica que retira excesso de gordura do corpo, resultando em uma redução de peso, porém, o resultado varia caso a caso. Porém, não serão os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim, as proporções que cada área mantiver com o restante do tronco e os membros.

A cirurgia é realizada por meio de pequenas incisões para retirada do tecido adiposo e o paciente pode voltar às atividades normais após duas semanas.

Lifting de Coxas – É indicado para flacidez na face interna da coxa. O cirurgião faz uma incisão em formato de asa-delta por onde puxa e retira a pele excedente. Depois, é feita a fixação de todo o tecido interno da coxa. A cirurgia dura em média duas horas e é realizada com anestesia: local, peridural ou geral. Para o pós-operatório paciente deve fazer uso de cinta compressiva durante 30 dias e repouso de 15 dias. É recomendado realizar sessões de drenagem linfática depois de 15 dias da operação. Para retornar as atividades cotidianas, 10 dias de descanso é suficiente, porém, para voltar a dirigir deve-se esperar um mês.

Mais importante do que uma dieta rigorosa e a cirurgia plástica, é sem dúvida, a perfeita sintonia entre o corpo e a mente, pois sem essa sincronia o paciente nunca irá alcançar o resultado esperado. O Dr. Henrique Siqueira explica que "não basta somente à técnica, é muito importante sentir a necessidade anímica de cada um. O bom resultado de uma cirurgia é alcançado quando conseguimos a harmonia física e emocional".

veja também