Corpo e pele mais bonitos no verão sem sair de casa

Corpo e pele mais bonitos no verão sem sair de casa

Atualizado: Terça-feira, 2 Dezembro de 2008 as 12

Com a chegada da estação quente do ano, as mulheres se preocupam ainda mais com o corpo e se preparam para estar em boa forma no verão. Os principais desejos são reduzir as gorduras localizadas e a flacidez e combater as temidas celulites e estrias. Nos meses que antecedem a estação, aumenta a procura por produtos e tratamentos que ofereçam resultados satisfatórios e rápidos, deixando a pele firme e bonita. E para quem pensa que somente sessões em clínicas de estética podem resolver o problema, a indústria da beleza oferece cada dia mais opções de produtos também de uso doméstico - os intitulados home care.

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Izabela Teixeira Dias, da ADCOS - Cosmética de Tratamento, boas opções de tratamento Home Care devem incluir produtos que contenham ativos como a Creatina e a Scopariane, que combatem a flacidez e modelam o abdômen e a cintura, com efeito redutor de medidas. Outro ativo que ela destaca é a Fosfatidilcolina, que reorganiza a derme e proporciona aspecto uniforme à pele, tem ação antiedema, anti-celulite e de redução de gordura localizada.

Já os cremes à base de cafeína são capazes de inibir a atuação da fosfodiesterase, uma enzima presente na célula adiposa cuja função é assegurar a reserva de gordura na célula. Com o uso do produto, essa gordura é convertida em ácido graxo e glicerol. O ácido graxo é usado como substrato energético pelos músculos e o glicerol vai para o fígado para ser metabolizado.

"Esses produtos podem ser aplicados diariamente em casa e fazem hidratação profunda. Proporcionam, ainda, sensação refrescante, ideal para o verão. Porém, é importante ressaltar que os consumidores devem sempre se informar sobre os ativos que compõem cada produto adquirido, para terem a certeza de que terão o efeito desejado. Além disso, é fundamental seguir os procedimentos de aplicação da forma adequada", observa Izabela. O mais indicado é aplicá-los, em média, duas vezes ao dia, em movimentos circulares no sentido horário e de baixo para cima. "A auto massagem acelera a circulação e ajuda a penetração do produto, auxiliando na redução da celulite, flacidez e gordura localizada", detalha.

Outro cuidado importante que deve ser redobrado durante o verão é a exposição ao sol. "O horário indicado é até as 10 da manhã e após as 16h", alerta. O uso do filtro solar apropriado e as loções pós-sol são indispensáveis para manter a pele protegida e hidratada.

A especialista deixa um alerta para quem quer se manter em forma e com saúde. "Os cuidados estéticos devem acontecer durante todo o ano e associados à boa alimentação, prática de atividade física e aplicação de produtos confiáveis e comprovadamente eficientes, sempre com a orientação de um profissional responsável. Dessa forma, os resultados serão garantidos".

veja também