Correr está na moda. Quais cuidados você deve ter?

Correr está na moda. Quais cuidados você deve ter?

Atualizado: Terça-feira, 11 Janeiro de 2011 as 10:55

Que a corrida virou o esporte da moda, ninguém pode negar. Os alunos estão deixando o ambiente fechado das academias para sentir a liberdade de praticar corridas de rua e maratonas.

Se você gosta da ideia, faça uma avaliação física e verifique se está tudo bem com a sua saúde. “A caminhada é o exercício do futuro, uma atividade democrática e muito acessível. Mas nada de sair correndo por aí, é preciso ir com calma. A caminhada é a preparação para a corrida, se você pretende correr, comece caminhando em qualquer hora ou lugar, de maneira gradativa”, conta o preparador físico Marcos Paulo Reis.

Para aqueles que já correm, também é preciso ter cautela. Segundo o preparador físico, o nosso corpo é uma máquina e precisa de cuidados e descansos diários. Alterne os dias de corrida com caminhada e dê preferência para o esporte no máximo três vezes por semana. O corpo precisa de, pelo menos, um dia de intervalo entre os treinos.

Se praticada de maneira correta, os benefícios da corrida são inúmeros: perda de peso, diminuição do colesterol, ganho do condicionamento físico, controle do estresse e ansiedade, melhora no desempenho das atividades diárias, diminuição de problemas cardiovasculares.

Os programas para atletas iniciantes, intermediários e avançados podem variar conforme o desempenho de cada aluno. Normalmente, o treino é composto por uma planilha de 16 semanas, sempre estimulando a evolução.

O ideal é praticar exercícios físicos com orientação de um especialista. Ele será responsável por avaliar as suas condições físicas e garantir a sua melhora no esporte. Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

Cuidados necessários...

- As roupas leves são as mais indicadas para o esporte;

- Prefira tênis com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis;

- Alimente-se uma hora e meia antes de praticar atividade física. Antes de correr, prefira alimentos leves e sem gorduras;

- É importante fazer o alongamento antes e depois do exercício.

veja também