Cosmético diz recuperar pele de fumantes

Cosmético diz recuperar pele de fumantes

Atualizado: Terça-feira, 9 Março de 2010 as 12

Que o cigarro faz mal à pele - bem como a poluição - é fato conhecido. Agora, uma marca italiana – disponível no Brasil - lançou produto voltado especificamente aos fumantes que sofrem com desidratação.

O princípio ativo é o ácido ferúlico, substância presente em todas as frutas, e que tem a função de proteger as células contra a oxidação causada pelos radicais livres. "Com a perda deste componente, a fruta apodrece e perde as vitaminas. É um produto natural, bastante eficiente na proteção e recuperação, principalmente, da pele dos fumantes", explica o professor de cosmetologia Maurício Pupo.

A pele do fumante possui uma quantidade muito grande de radicais livres, produzidos pelas mais de 200 substâncias tóxicas presentes no cigarro. A exposição diária a estes agentes resulta numa pele mais acinzentada, flácida, sujeita a rugas e manchas.

Estudo realizado por pesquisadores de Nagoya, Japão, comprovaram que os efeitos do fumo contribuem diretamente para o envelhecimento cutâneo precoce. O tabagismo reduz a síntese de colágeno e aumenta a produção de metaloproteinases de matriz (MMP) ou colagenases, enzimas que degradam o colágeno (substância protéica de fibras), levando a um desequilíbrio na pele.

veja também