Cuidadando da beleza na gravidez

Cuidadando da beleza na gravidez

Atualizado: Sexta-feira, 6 Maio de 2011 as 10:38

Descubra quais são os cuidados que as futuras mamães devem ter para continuar lindas e ainda proteger o bebê durante a gravidez

Tintura de cabelo

As tintas permanentes, com substâncias fortes como amônia, estão proibidas na gestação e amamentação. "As tinturas mais fracas - a hena, por exemplo, e algumas colorações temporárias - estão liberadas após o terceiro mês", avalia a ginecologista e obstetra Martha Beraldo, das Clínicas Downtown, no Rio de Janeiro.

Massagens

A partir do terceiro mês, as técnicas mais suaves estão liberadas. "A drenagem linfática é ótima, pois ameniza a retenção de líquido e o inchaço", diz Rossana Ghessa, fisioterapeuta da clínica carioca Pink Chic. Já a massagem redutora e a endermologia, com movimentos intensos, devem ser evitadas durante os nove meses.

Clareadores de manchas

"A maioria dos ácidos não deve ser usada pois pode causar má-formação na criança", alerta Martha Beraldo. Alguns, como a vitamina C e o ácido azelaico, são seguros e bem eficientes para as grávidas, mas devem ser usados sempre com supervisão médica.

Escova progressiva

"Todos os tratamentos com formol, amônia e outras substâncias fortes devem ser evitados", indica Martha. Para alisar as madeixas, prefira técnicas à base de queratina e proteína. Elas não deixam os fios escorridos, mas também não prejudicam o desenvolvimento do bebê.

Protetor solar

O filtro solar é ainda mais indispensável nessa fase. Culpa da descarga de hormônios, que aumenta a chance de manchas no rosto sob a exposição solar - de 50% a 70% das gestantes sofrem com o melasma, conhecido também como mancha gravídica. Para prevenir, use produtos com FPS 30 diariamente.

Exercícios físicos

Você deve continuar se movimentando durante a gravidez. Só evite exercícios pesados, principalmente no primeiro trimestre. "Atividades nas quais a grávida corre o risco de queda, como andar a cavalo ou de bicicleta, também não são recomendadas", completa a ginecologista carioca.

Alimentação saudável

Esqueça a velha história de que grávida deve comer por dois. Quando a mãe engorda muito, a taxa de colesterol e a pressão, por exemplo, podem aumentar, prejudicando a saúde da mãe e do bebê. Restrinja o consumo de adoçante, café, refrigerante e bebida alcoólica.

Salto alto

No início da gestação, os saltos nas alturas estão liberados, desde que não causem desconforto na futura mamãe. A partir do terceiro mês, prefira sapatos com saltos de, no máximo, 5 cm. Isso ajudará a evitar quedas e problemas na coluna.

Hidratação

Para evitar as estrias e manter o tônus da pele, aplique cremes corporais e hidratantes à base de óleo de amêndoas, de semente de uva, uréia ou manteiga de karité. Duas vezes por dia, massageie suavemente a barriga, os culotes e os seios, evitando os mamilos.

Botox

Todos os tratamentos com substâncias que penetrem na corrente sanguínea devem ser suspensos durante a gravidez e a amamentação. "Não há pesquisas que garantam a segurança desses procedimentos para o bebê e, portanto, é melhor não arriscar", recomenda a médica do Rio de Janeiro.

Limpeza de pele

As alterações hormonais durante a gestação também costumam deixar a pele mais oleosa, facilitando o surgimento de espinhas e cravos. Para retirá-los, nada melhor do que uma limpeza de pele, feita por profissional habilitado. Dê preferência a produtos hipoalergênicos, pois as grávidas costumam ter mais alergias.

veja também