Cuidado com as receitas caseiras de beleza

Cuidado com as receitas caseiras de beleza

Atualizado: Quinta-feira, 22 Abril de 2010 as 12

Ingredientes naturais e frescos vêm sendo muito usados por mulheres de todo o mundo há bastante tempo. Com isso, aquelas famosas receitas caseiras ganharam espaço e na hora de cuidar da pele e correr atrás de uma beleza mais natural são as mais pedidas. Os tratamentos caseiros podem prejudicar a pele se não forem realizados da maneira certa, por isso, é preciso ter o acompanhamento de um especialista.

Apesar da aparente facilidade de manipulação, esses produtos de beleza feitos em casa requerem cuidados especiais e uma atenção dobrada de quem os faz. Em entrevista ao EcoD, a cosmetóloga Roseli Siqueira explica um pouco mais sobre a estética natural e a utilização de frutas e óleos no cuidado diário da pele.

- As pessoas precisam ter consciência de que a pele é o maior órgão do nosso corpo e cuidados com ela precisam ser tomados. Todas as sensações recebidas por nós estão ligadas à pele, que por sua vez está diretamente ligada ao emocional.

O primeiro passo é tomar muito cuidado com os ingredientes utilizados nas receitas caseiras de beleza.

Cada pele tem uma sensibilidade, por isso a escolha de produtos é fundamental. Nada muito agressivo ou ácido é aconselhável. O limão, o leite da casca do mamão, a folha de uva e o própolis, por exemplo, são altamente corrosivos.

Comece pela alimentação

Para a cosmetóloga, que há 35 anos atua na área da estética, o cuidado com a pele tem que partir desde o momento da nossa alimentação, especialmente quando escolhemos o que comemos e nos hidratamos.

- Quando vou a restaurantes fico impressionada com a escolha dos alimentos das pessoas. Elas precisam entender que a educação na alimentação é tão importante para a saúde como para a beleza. E no caso da saúde e beleza da pele, a água é o principal ingrediente, pois é a forma de manter 70% do equilíbrio hídrico – o que a torna fundamental.

Ao trazermos esse cuidado apenas para o uso de cosméticos naturais, o resultado pode não ser o esperado, mas de fato alguns benefícios podem ser notados, afinal, os 19 tipos de aminoácidos necessários ao nosso organismo na dieta diária podem ser conseguidos através de frutas e verduras.

www.ecodesenvolvimento.org

veja também