Cuidados com a pele após a páscoa

Cuidados com a pele após a páscoa

Atualizado: Quarta-feira, 4 Março de 2009 as 12

A Páscoa é um evento que se caracteriza por cardápios típicos, muitos deles com valor calórico importante, alto teor de gordura e, quando pensamos nos chocolates, alto teor de carboidratos.

Por conta destes tipos de alimentos, reconhecidamente tidos como indutores de inflamação, as peles mais sensíveis acabam por desenvolver mais oleosidade, sendo esta acompanhada de maior incidência de acne ou agravamento de quadros inflamatórios cutâneos que o paciente já manifeste. Entre estes quadros podemos citar as alergias, dermatites e a psoríase.

Para compensar estas situações devemos começar mudando a maneira como nos alimentamos, dando preferência a alimentos ricos em antioxidantes. Vale abusar das frutas, legumes, folhas e dos chás branco e verde, quentes ou frios.

Uma excelente higienização da pele é essencial, e o uso de produtos calmantes com alfa-bisabolol, e glucan podem ser boas opções para deixar a pele mais tranquila.

Abaixo segue uma lista de medidas essenciais para uma pele mais bonita e rapidamente recuperada dos abusos da Páscoa

Peles com acne

Lavar o rosto várias vezes ao dia com sabonete para acne Fazer uma limpeza de pele com esteticista Usar produtos para acalmar a pele (princípios ativos interessantes: alfa-bisabolol e glucan) Aplicar secativos para acelerar a melhora das acnes inflamadas Pele sensível

Usar apenas sabonetes para peles sensíveis Pacientes com psoríase podem aplicar óleo de amêndoas nas áreas de descamação para ajudar a eliminá-las Ingerir ômega 6 em cápsulas para ajudar a reduzir a inflamação Cuidados gerais

Ingerir muitos alimentos de cor laranja e vermelhos (cenoura, laranja, tomate, acerola, laranja), devido aos altos índices de antioxidantes. Fazer uma dieta pobre em chocolate (afinal você já comeu bastante na Páscoa) Evitar banhos quentes Hidratar bem a pele sempre Cuidar da pele após a Páscoa é essencial!

Dr Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos - GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz - SP/SP. Autor dos Livros: "Socorro, Estou ficando careca", publicado pela Editora MG em 2005, "Tem alguma coisa errada comigo - Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos", publicado pela Editora MG em 2004 e "É outono para meus cabelos - Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar" - Editado pela Editora Summus.

veja também